Dot.lib

(Fonte: iStock) (Fonte: iStock)
Crise econômica gerada pela pandemia elevou óbitos de crianças em 2020, diz estudo
  • Notícia
  • Ciências Sociais Aplicadas, COVID-19
  • 24/08/2021
  • DotLib, Pandemia, Óbito, Crianças, BMJ Open

Um estudo publicado no British Medical Journal Open (BMJ) nesta segunda-feira, 23, aponta que a crise econômica gerada pela pandemia de COVID-19 levou ao óbito 267 mil bebês em países de baixa e média renda em 2020. A pesquisa foi realizada por economistas do Banco Mundial com base na modelagem matemática e indica que o número é 7% superior ao previsto no ano passado.

Segundo o levantamento, a economia global provavelmente regrediu 5%, o que foi suficiente para afetar grupos vulneráveis, especialmente crianças e idosos, em países cuja economia já era deficiente ou estava em ascensão antes da pandemia. A Índia e oito países do sul da Ásia, que tiveram um déficit econômico de 17,3% até 2020, foram as regiões que registraram os maiores índices de mortalidade infantil, chegando a 212.783 óbitos.

Os autores advertiram que os dados podem não ser precisos, pois os dados são retrospectivos e alguns desses países já enfrentavam problemas que podem ter afetado a renda nacional, como desastres naturais ou crises políticas. No entanto, o estudo destaca o empobrecimento das famílias e a consequente vulnerabilidade das crianças em relação às flutuações de renda, especialmente as surgidas ou agravadas pelo surto do novo coronavírus.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.