COVID-19: países nórdicos suspendem imunização com vacina da Moderna após efeitos adversos
Na última quinta-feira (07), a vacinação contra a COVID-19 com o imunizante da Moderna foi suspensa na Finlândia, Noruega e Suécia após novos relatos de possíveis efeitos adversos, conforme informações do British Medical Journal (BMJ). Em entrevista concedida na quarta-feira (06), a epidemiologista da Agência Sueca de Saúde Pública, Anders Tegnell, explicou que decisão foi tomada após a detecção de miocardite e pericardite em jovens do sexo masculino. As autoridades suecas devem dar um parecer sobre a suspensão até o dia 1º de dezembro.
Já na Finlândia e na Noruega, as autoridades suspenderam a imunização com a vacina da farmacêutica norte-americana para cidadãos com menos de 30 anos e menores de 18, respectivamente. Em substituição, a vacina da Pfizer será aplicada como segunda dose nos noruegueses que tomaram a primeira pela Moderna. O diretor do Instituto Nacional de Saúde e Bem-estar da Finlândia, Mika Salminen, afirmou ao BMJ que os países nórdicos se uniram para detectar e investigar os efeitos colaterais possivelmente decorrentes da imunização, mas os estudos ainda não são conclusivos.
Os sintomas relatados nos três países foram repassados ao comitê de segurança da Agência Europeia de Medicamentos (AEM), que vai avaliar os dados e determinar se há necessidade de atualizar as recomendações atuais nas informações do produto para as vacinas. Em julho deste ano, o comitê concluiu que tanto a miocardite quanto a pericardite são mais frequentes em homens jovens que receberam a segunda dose de uma das vacinas de mRNA; no entanto, são efeitos adversos raros.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.