Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Coronavírus: confira as 5 vacinas em última fase de testes no Brasil
  • Artigo
  • Dotlib, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 19/08/2020
  • coronavírus, terceira fase, vacinas

Combater o novo coronavírus e garantir a segurança da população são os dois desafios que os pesquisadores em diversas partes do mundo estão buscando conciliar na corrida por uma vacina contra o patógeno. A resposta de quando teremos um imunizante eficaz e seguro ainda é incerta, mas os estudos para frear o SARS-CoV-2 continuam em ritmo acelerado. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, há 167 estudos de imunização contra a doença sendo testados no mundo. No entanto, o processo de produção de uma vacina pode demorar anos. Até que seja comprovada a sua eficácia e aprovada a sua comercialização, o imunizante  precisa passar por três etapas de ensaios clínicos (Fase I, Fase III e Fase III). 

Na primeira fase, é analisada a segurança e os possíveis efeitos colaterais em um número pequeno de voluntários. Na segunda, aumenta-se o número de pessoas e inicia-se a avaliação da resposta imunológica induzida pela substância. Na terceira fase, os cientistas verificam se a resposta imune gerada pela vacina é eficaz em humanos e por quanto tempo pode durar essa proteção. 

A expectativa é que uma imunização contra a COVID-19 fique pronta em 2021. Se isso acontecer, será a vacina mais rápida da história. Até hoje, a vacina contra a caxumba, criada pelo médico Maurice Hilleman, foi a que demorou menos tempo para ser desenvolvida — em 4 anos. Os ensaios clínicos iniciaram nos anos de 1960 e foi licenciada em dezembro de 1967.

Neste post, vamos apresentar as 5 vacinas que estão na terceira fase de testes no Brasil. Além de uma explicação de como funciona cada uma delas, sua origem e como está atualmente a sua situação. 

1 - Vacina de Oxford (Reino Unido)


Fonte: iStock 

Nome:
ChAdOx1 nCoV-19


Origem: desenvolvida pela Universidade do Reino Unido, em colaboração com a empresa biofarmacêutica AstraZeneca.

Como funciona: essa candidata usa a tecnologia de vetor viral, não replicante. Nela, os cientistas transferem a proteína S (espícula) do patógeno, que ajuda o coronavírus invadir as células, para uma versão mais fraca de um adenovírus — um grupo de vírus que geralmente causa doenças respiratórias, como um resfriado comum. Ao ser injetado em humanos, em uma única dose, a expectativa é que a proteína S ative uma resposta do sistema imunológico.

Situação: a vacina de Oxford é um dos imunizantes mais avançados no mundo. Nas duas primeiras fases de teste realizados na Inglaterra, os resultados preliminares apontaram que a vacina desenvolveu uma forte resposta imune, aumentando de forma significativa os anticorpos e respostas dos linfócitos T, além de não ter apresentado efeitos colaterais graves.

O imunizante foi o primeiro programa de testes a ser autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em território brasileiro, no dia 02 de junho. Atualmente, está na terceira fase dos ensaios clínicos, com o objetivo de recrutar até 50 mil voluntários no Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e África do Sul. 

2 - Sinovac (China)


Fonte: iStock

Nome: CoronaVac

Origem: a vacina é de origem chinesa, sendo produzida pela empresa Sinovac Biotech. 

Como funciona: é desenvolvida a partir do vírus inativado do novo coronavírus, ou seja, é utilizada uma versão não infecciosa do SARS-CoV-2. Em seu processo de produção, é adicionada uma substância chamada adjuvante aos vírus inativados, que em seguida são purificados para formular a vacina. Se comprovada a sua eficácia, com a aplicação de duas doses seriam suficientes para induzir o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus.

Situação: o governo de São Paulo, no dia 11 de junho, anunciou a parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science para testes clínicos e produção no país. No dia 3 de julho, a ANVISA autorizou os ensaios clínicos na fase III, com a participação de 9 mil voluntários.

Para acompanhar o andamento da CoronaVac, clique aqui.

3 - Pfizer/BioNTech (Estados Unidos/Alemanha) 


Fonte: iStock

Nome:
BNT162b2

Origem: parceria entre a empresa farmacêutica Pfizer, dos Estados Unidos, e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech.

Como funciona: é baseada em um material genético chamado de RNA mensageiro, que carrega as instruções para as células produzirem proteínas. Ao ser injetada em humanos, a vacina poderia “informar” às células como gerar a proteína de pico do coronavírus e, assim, estimular o sistema imunológico para produzir anticorpos para combater a infecção. Essa tecnologia pode ser mais rápida e mais estável do que as vacinas que usam cepas de vírus enfraquecidos.

Situação: o estudo publicado na plataforma de preprint MedRxiv  —  ainda sem revisão por pares  — mostrou que os efeitos colaterais foram leves e que todos que receberam a substância desenvolveram anticorpos contra o SARS-CoV-2. Em 21 de julho, a ANVISA autorizou os testes clínicos no Brasil, na terceira fase, e o intuito é que 30 mil pessoas recebam a dose da vacina. 

4 - Johnson & Johnson (Estados Unidos)


Fonte: iStock

Nome: Ad26.COV2.S

Origem: unidade farmacêutica, Janssen Pharmaceuticals, da Johnson & Johnson.

Como funciona: é formada por um vetor recombinante, não replicante, de adenovírus sorotipo 26 (Ad26) para codificar a proteína S (Spike) do novo coronavírus.

Situação: Nesta terça-feira, dia 18 de agosto, a agência reguladora publicou no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para os testes clínicos no Brasil. A previsão é que 7 mil voluntários recebam a dose em 10 centros de pesquisa, localizados em sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná. No entanto, o estudo global, prevê a inclusão de até 60 mil voluntários. 

5 - Sinopharm (China)


Fonte: iStock 

Nome:
nenhum

Origem: empresa chinesa Sinopharm (Grupo Farmacêutico Nacional da China).

Como funciona: a Sinopharm também utiliza uma vacina com vírus inativado e a previsão é de que ela esteja disponível para comercialização até o final de 2020. O estudo publicado no periódico científico Journal of the American Medical Association (JAMA), mostrou que a vacina conseguiu ativar os anticorpos neutralizantes nos participantes e não causou efeitos colaterais graves. A pesquisa contou com a participação de 320 voluntários entre 18 a 59 anos, nas fases 1 e 2 dos ensaios clínicos. 

Situação: a substância está sendo testadas nos Emirados Árabes, em 15 mil voluntários, e será fornecida ao Paquistão. No Brasil, o governo do Paraná assinou no final de julho um acordo com a empresa chinesa para iniciar os testes e a produção de vacina no estado, através do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). No dia 14 de agosto, o governo da Bahia firmou uma parceria também com a Sinopharm. Porém, sem autorização da ANVISA para o início dos testes.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.