Dot.lib

Aumento afeta o acesso aos remédios sob prescrição médica no Brasil e na Inglaterra (imagem: iStock). Aumento afeta o acesso aos remédios sob prescrição médica no Brasil e na Inglaterra (imagem: iStock).
Citeline: alta no valor dos medicamentos faz pacientes descontinuarem tratamentos
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 16/02/2023
  • DotLib, Medicamentos, Qualidade de vida, Tratamento, Reajuste, Citeline

Uma pesquisa realizada pela Royal Pharmaceutical Society (RPS) na Inglaterra mostrou que o aumento no valor dos medicamentos tem feito os pacientes descontinuarem total ou parcialmente seus tratamentos. De acordo com a publicação do Chemist + Druggist News — da Citeline, antiga Informa Pharma Intelligence — um em cada dois farmacêuticos afirma que viu um aumento no número pessoas perguntando quais de seus medicamentos prescritos podem ser “dispensados”.

Realizado com 269 farmacêuticos, o levantamento também registrou alta no número de pessoas que perderam o prazo de suas receitas e nos pedidos de remédios livres de prescrição que sejam mais baratos e possam substituir os que estão no pedido médico, semelhante aos genéricos. Isso porque, diferente do que ocorre em outros países do Reino Unido, o sistema de saúde inglês cobra taxas sobre as prescrições médicas.

Já no Brasil, estão previstos dois reajustes no preço dos medicamentos em 2023: o primeiro, que se trata de um aumento anual aprovado pelo governo, deve ser aplicado a partir de 1º de abril; o segundo, será aplicado com base nas novas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que variam de um estado para outro. De acordo com as farmacêuticas, o aumento não imediato é imediato ou automático, uma vez que será baseado na demanda de reposição dos estoques e de acordo com a estratégia comercial das empresas.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.