Citeline: alta no valor dos medicamentos faz pacientes descontinuarem tratamentos
Uma pesquisa realizada pela Royal Pharmaceutical Society (RPS) na Inglaterra mostrou que o aumento no valor dos medicamentos tem feito os pacientes descontinuarem total ou parcialmente seus tratamentos. De acordo com a publicação do Chemist + Druggist News — da Citeline, antiga Informa Pharma Intelligence — um em cada dois farmacêuticos afirma que viu um aumento no número pessoas perguntando quais de seus medicamentos prescritos podem ser “dispensados”.
Realizado com 269 farmacêuticos, o levantamento também registrou alta no número de pessoas que perderam o prazo de suas receitas e nos pedidos de remédios livres de prescrição que sejam mais baratos e possam substituir os que estão no pedido médico, semelhante aos genéricos. Isso porque, diferente do que ocorre em outros países do Reino Unido, o sistema de saúde inglês cobra taxas sobre as prescrições médicas.
Já no Brasil, estão previstos dois reajustes no preço dos medicamentos em 2023: o primeiro, que se trata de um aumento anual aprovado pelo governo, deve ser aplicado a partir de 1º de abril; o segundo, será aplicado com base nas novas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que variam de um estado para outro. De acordo com as farmacêuticas, o aumento não imediato é imediato ou automático, uma vez que será baseado na demanda de reposição dos estoques e de acordo com a estratégia comercial das empresas.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.