Dot.lib

De testes falsos-positivos e esgotamento mental a danos em órgãos vitais, confira os temas dos conteúdos mais lidos em abril sobre a COVID-19 no JAMA (imagem: iStock). De testes falsos-positivos e esgotamento mental a danos em órgãos vitais, confira os temas dos conteúdos mais lidos em abril sobre a COVID-19 no JAMA (imagem: iStock).
Cinco conteúdos JAMA sobre COVID-19 mais lidos em abril
  • Artigo
  • COVID-19
  • 29/04/2022
  • JAMA, Medicina, DotLib, Vacinas

Ainda que as vacinações contra a COVID-19 já estejam na 4ª dose e as autoridades públicas estejam diminuindo as restrições de combate à doença, a pandemia causada pelo SARS-CoV-2 ainda não terminou. Até o momento, o Brasil acumula 30,4 milhões de casos e 663 mil mortes, com os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná concentrando os maiores índices de COVID do país. Cerca de 428 milhões de doses das vacinas foram aplicadas e 77,5% da população brasileira está totalmente vacinada, de acordo com os dados da Our World in Data.

Atenta ao cenário, a equipe Dot.Lib separou os cinco conteúdos sobre a COVID-19 (ou relacionados ao tema) mais lidos no mês de abril, todos verificados e publicados no JAMA, o periódico da American Medical Association. Veja a seguir.

1) Degeneração olfativa

Pessoa tentando sentir o cheiro de uma fruta

Imagem: iStock

O artigo “Avaliação post-mortem da degeneração do tecido olfativo e microvasculopatia em pacientes com COVID-19” descreve os efeitos neuropatológicos da COVID-19 na região olfativa de pacientes que faleceram em decorrência da infecção. Para isso, os cientistas realizaram avaliações post-mortem em 23 pacientes e 14 controles pareados.

Os resultados mostraram sinais de patologia axonal mais grave, perdas axonais e patologia microvascular em maior quantidade no tecido olfativo de pacientes com COVID-19 do que nos indivíduos controle. A patologia no olfato foi particularmente grave em pacientes com alterações olfativas relatadas, mas não foi associada à gravidade clínica, ao momento da infecção ou à presença de SARS-CoV-2 no tecido olfativo.

2) Miocardite e vacinas

Ilustração de um coração inflamado

Imagem: iStock

Há algum tempo, tem se espalhado a informação de que as vacinas contra a COVID-19 estariam associadas à miocardite — em termos gerais, uma inflamação no músculo cardíaco. O estudo de coorte “Vacinação contra SARS-CoV-2 e miocardite em um estudo de coorte nórdico de 23 milhões de residentes” avaliou 23,1 milhões de pessoas em 4 países nórdicos que foram imunizadas com uma das quatro vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos, entre as quais estão a BNT162b2 (Pfizer-BioNTech), mRNA-1273 (Moderna), AZD1222 (AstraZeneca) e Ad26.COV2.S (Janssen).

De acordo com as conclusões da pesquisa, o risco de miocardite associado às vacinas, especialmente as de mRNA, foi maior em homens jovens de 16 a 24 anos após a segunda dose. Esses achados são compatíveis com 4 a 7 eventos em excesso em 28 dias por 100.000 vacinados com a segunda dose de BNT162b2, e entre 9 e 28 eventos em excesso por 100.000 duplamente vacinados com mRNA-1273. No entanto, os autores afirmam que “o risco deve ser equilibrado com os benefícios da proteção contra a doença grave de COVID-19”.

3) Crise na Medicina

Médica cansada e sentada no chão

Imagem: iStock

Para além dos riscos da infecção pelo SARS-CoV-2, os efeitos provocados pela pandemia de COVID-19 geraram efeitos psicológicos desastrosos na população mundial, principalmente nos profissionais da saúde, que estiveram e continuam a estar na linha de frente do combate à doença. Como o próprio título da matéria diz, “Levados ao limite, 1 em cada 5 médicos pretende deixar a prática”.

Uma pesquisa realizada por dois anos com mais de 36 mil médicos nos Estados Unidos descobriu que o esgotamento mental estava afetando aproximadamente 50% da força de trabalho em todas as disciplinas médicas durante 2020. Entre os motivos mais citados pelos médicos e enfermeiros entrevistados estão o agravamento de problemas pessoais, falta de equipamentos de proteção individual e outros recursos nos postos de atendimento primário e falta de perspectiva profissional ou mesmo de vida.

4) Falsos-positivos

Médico avaliando o resultado de teste antígeno para COVID

Imagem: iStock

O artigo “Resultados falsos-positivos em testes rápidos de antígeno para SARS-CoV-2”, como o título sugere, investigou a confiabilidade dos resultados de testes rápidos para detecção do novo coronavírus. De janeiro a outubro de 2021, foram realizados 903.408 testes rápidos de antígenos em 537 locais de trabalho do Canadá, com 1.322 resultados positivos (0,15%), dos quais 1.103 continham informações de PCR. O número de resultados falsos-positivos foi de 462 e destes, 60% ocorreram em dois locais de trabalho há 675 km distantes, executados por diferentes empresas entre 25 de setembro e 8 de outubro de 2021.

Todos os resultados de testes falso-positivos desses locais de trabalho foram extraídos de um único lote do dispositivo de teste rápido Panbio COVID-19 Ag da Abbott. Os autores do estudo chegaram à conclusão de que a taxa geral de resultados falsos-positivos dos testes rápidos de antígeno total para SARS-CoV-2 foi muito baixa e consistente com outros estudos menores e que o agrupamento de resultados falsos-positivos de um lote foi provavelmente são defeitos de fabricação.

5) COVID no cérebro

Ilustração da COVID agindo no cérebro

Imagem: iStock

Mesmo a COVID-19 leve pode mudar o cérebro”, é o que indica uma notícia veiculada no JAMA sobre um estudo publicado em uma importante revista. Os pesquisadores realizaram varreduras cerebrais em 800 indivíduos antes e meses após infecção pela COVID-19 e compararam com as varreduras feitas em pessoas saudáveis. Os participantes infectados apresentaram maior perda de massa cinzenta, encolhimento no tamanho da estrutura cerebral e anormalidades nos tecidos, principalmente nas áreas do cérebro associadas ao olfato.

Foram realizadas ressonâncias magnéticas de 2014 até o início de março de 2020 em voluntários originais com idades entre 51 e 81 anos, que fizeram uma segunda rodada de exames entre fevereiro e maio de 2021. O estudo incluiu 401 casos de voluntários infectados com SARS-CoV-2 dos quais 4% foram hospitalizados e 2% receberam cuidados intensivos.

Já no grupo de controle, foram escolhidos voluntários sem infecção por SARS-CoV-2 que foram pareados com o grupo de infectados por critérios como idade, sexo, etnia, tempo decorrido entre exames e fatores de risco como pressão arterial, obesidade e tabagismo.

Sobre o JAMA

Logo JAMA

Imagem: JAMA

Periódico de Medicina geral de maior circulação no mundo e publicado continuamente desde 1883. O JAMA oferece aos leitores informação médico-científica essencial baseada em evidências, um fórum de discussão sobre o futuro da prática da medicina e da saúde pública e ferramentas de apoio para a prática clínica.

O journal pertence à American Medical Association, instituição que há mais de 160 anos é reconhecida por seus valores de excelência, integridade e ética, representando o que há de melhor na Medicina praticada hoje nos EUA por meio de uma série de publicações de ponta em diversas especialidades médicas.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.