Dot.lib

Conheça os detalhes desta que é considerada “a pior dor de cabeça que existe” na espécie humana (imagem: Canva). Conheça os detalhes desta que é considerada “a pior dor de cabeça que existe” na espécie humana (imagem: Canva).
Cefaleia em salvas: o que é, sintomas, causas e tratamentos
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, Dotlib
  • 17/11/2023
  • Cefaleia, Cognys Meds, DotLib, Farmácia clínica, Medicina

A cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, é o termo técnico usado para o incômodo que se manifesta em torno dos olhos, nas laterais da cabeça, testa ou nuca, atingindo, às vezes, mais de uma área. Esses sintomas, desencadeados por diversos fatores, podem ser episódicos ou contínuos e atingir pessoas de qualquer idade — desde o nascimento à velhice. A Organização Mundial da Saúde (OMS) a classifica como a sétima doença mais incapacitante do mundo.

Estima-se que mais de 90% da população mundial sofre ou sofrerá de dor de cabeça ao longo da vida, segundo Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC). Os dados mais recentes da 3ª edição da Classificação Internacional de Cefaleia (ICHD- 3), da International Headache Society, de 2018, descreve ainda a existência de mais 150 tipos de distúrbios de dor de cabeça catalogados, subdivididos em dois grupos principais: as primárias, e as secundárias.

As dores de cabeça primárias são mais predominantes e classificadas quando não há outra condição clínica subjacente à dor, ou seja, a própria dor de cabeça é o problema. Neste grupo, a enxaqueca (migrânea), cefaleia tensional e cefaleia em salvas são as mais comuns. Já nas secundárias, os sintomas dessas dores são decorrentes de outra patologia neurológica ou sistêmica como sinusites, meningite, aneurisma, dengue e tumor cerebral.

Entre as diversas modalidades de dores de cabeça primárias, vamos apresentar as principais características, causas e tratamentos da cefaleia em salvas (CES), considerada pela Medicina como a dor de cabeça mais intensa da espécie humana.

O que é cefaleia em salvas?

A cefaleia em salvas, categorizada como primária, é um distúrbio neurológico raro caracterizado por provocar dores intensas, unilateral, geralmente em volta do olho (dor orbital) que duram de 30 minutos a 3 horas. Entre outros sintomas principais que acompanham a dor, estão: lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, congestão nasal e queda da pálpebra do mesmo lado da dor. Essas crises ocorrem regularmente durante um período de duas semanas a três meses (período denominado de salvas), seguido de um período livre de dor de meses a anos.

Características mais comuns

Tipo de dor: ocorre quase sempre de um lado e permanece no mesmo lado até o fim da crise (unilateral). Ao iniciar um novo ciclo de dor, raramente ocorre no lado oposto;

Intensidade da dor: a dor normalmente é descrita como tão intensa e grave, podendo ser latejante e/ou constante;

Localização da dor: a dor se localiza atrás de um olho ou na região do olho, podendo irradiar para a testa, têmpora, nariz, bochecha ou gengiva superior. Há casos também que o couro cabeludo pode ficar tenso e, assim, a pessoa apresentar pulso latejante;

Duração da dor: as crises podem durar cerca de 30 a 90 minutos e a dor de cabeça pode desaparecer e reaparecer ao longo do dia. Entre os ataques, normalmente, as pessoas não sentem dor;

Frequência de dores de cabeça: a maioria das pessoas acometidas por essa doença sofre de um a três episódios por dia durante um período de salvas. As dores ocorrem com regularidade, em geral, na mesma hora a cada dia;

Subtipos

Também existem dois tipos de cefaleia em salvas: episódica e crônica.

Episódica: ocorre com regularidade entre uma semana e um ano, seguido por um período sem dor de um mês ou mais.

Crônica: é do tipo constante durante mais de um ano, seguido por um período sem dor de cabeça que dura menos de um mês.

Causas

Cefaleia em salvas: homem idoso com dor de cabeça dentro de um consultório acompanhado por uma médica

Imagem: Canva.

As crises de cefaleia em salvas podem estar relacionadas ao ritmo circadiano — termo designado ao período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, que é o relógio biológico. Esse tipo de cefaleia não é muito frequente como as outras dores de cabeça primárias, como a enxaqueca e as dores de cabeça do tipo tensional.

Ela é mais comum em homens entre 20 e 40 anos de idade. Porém, suas causas ainda são desconhecidas, mas alguns estudos reforçam a teoria da sua relação com uma disfunção do hipotálamo. De acordo com os especialistas, os padrões das crises, as influências do horário do dia e das estações do ano apontam que o chamado relógio biológico do corpo está envolvido.

Por isso, acredita-se que são dores decorrentes das anormalidades no hipotálamo, uma vez que nos seres humanos é onde fica localizado o relógio biológico. Além disso, essa estrutura cerebral é responsável pela regulação do corpo humano, incluindo controle da temperatura, da regulação hormonal e do sono.

Tratamentos

Ainda não há cura para a cefaleia em salvas, porém ela pode ser tratada de três maneiras, todas durante a salva. A primeira medida é prevenir novas crises, começando a tomar remédio logo nos primeiros sintomas para evitar que as dores se tornem mais intensas. A segunda é tratando a dor quando ela ocorrer, e a terceira é chamada de transição, para ajudar enquanto o tratamento preventivo ainda não está fazendo efeito. Em alguns casos pode se fazer uso de inalação de oxigênio.

Diferenças entre os principais tipos de cefaleias primárias

Enxaqueca: é caracterizada por dores de cabeça recorrentes, de moderadas a graves. Normalmente a dor afeta apenas um dos lados, é de natureza pulsátil e dura entre 2 e 72 horas. Entre os principais sintomas estão: náuseas, vômitos e sensibilidade à luz, ao som e ao odor. Sua origem é genética, sendo mais comum em mulheres.

Cefaleia tensional: é o tipo de dor leve a moderada e a mais comum na população. Ela ocorre geralmente no final do dia por cansaço ou estresse emocional, manifestando com uma pressão na cabeça toda. Não há incômodo com a luz (fotofobia), não lateja, não provoca enjoo ou vômito, nem piora com esforço físico. Ela pode passar com o uso de analgésicos comuns ou até sozinha e não tem relação com histórico genético.

Cefaleia em salvas: a dor é muito intensa de um lado do olho; no período de salvas costuma durar um ou três meses, então a dor desaparece e retorna anos depois. A dor costuma ocorrer durante uns 45 minutos, podendo se repetir, e é mais comum à noite. Durante as crises, o paciente pode ficar agitado e não é possível fazer qualquer atividade. Inicia-se no adulto jovem e é mais comum em homens. Não melhora com uso de analgésicos comuns.

Sobre o Cognys Meds

A agilidade e precisão são duas das qualidades mais importantes em profissionais da saúde no atendimento de pacientes que sofrem com dores intensas como as causadas pela cefaleia em salvas. Pensando nisso, a Dot.Lib desenvolveu o Cognys Meds, uma solução digital que utiliza a tecnologia e a qualidade da Merative Micromedex para otimizar o dia a dia clínico e hospitalar com funcionalidades exclusivas e uma experiência do usuário aprimorada.

Cefaleia em salvas: logo do Cognys Meds

Imagem: Cognys Meds / Dot.Lib.

Como um recurso de suporte à decisão clínica, o Cognys Meds facilita o acesso às informações sobre medicamentos e sua utilização por meio de um potente conjunto de ferramentas que ajudam a solucionar os desafios de uma terapia medicamentosa. A Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA), por exemplo, permite o registro da relação de fármacos que o paciente faz ou fará uso, com possibilidade de salvá-la e acessá-la de onde quiser.

Já o Bulário Cognys dá acesso às bulas de medicamento constantemente atualizadas com base no acervo de bulas da Anvisa. Ao acessá-lo, você poderá verificar informações como o nome comercial do medicamento, a data da última atualização sobre a respectiva bula, seu princípio ativo e o fabricante. Também é possível pesquisar pelo nome comercial ou princípio ativo na barra de pesquisa. Além disso, você também terá acesso às calculadoras clínicas e às informações sobre toxicologia.

O conjunto de ferramentas disponível no Cognys Meds otimiza o tempo e a produtividade do profissional, além de proporcionar mais segurança ao paciente. Os benefícios do produto impactam diretamente a qualidade do atendimento e a performance do farmacêutico e equipe médica em atuação. 

Caso queira conhecer essas e outras muitas ferramentas que o Cognys Meds possui ou deseja incorporá-lo em sua instituição, entre em contato conosco pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário. Para mais dicas e conteúdos como esse, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e inscreva-se no canal oficial da Dot.Lib no YouTube, a Dotlib TV

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.