Casos de varíola dos macacos foram notificados em 17 países até o momento
Novos casos de varíola dos macacos — também conhecida como monkeypox —surgiram em 17 países, entre os quais estão: Alemanha (sendo um brasileiro), Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido (onde ocorreu o primeiro caso), Suécia e Suíça. A Argentina é o primeiro país da América do Sul com um caso de infecção confirmado.
A doença é uma zoonose, uma vez que o Orthopoxvirus (causador da infecção) foi descoberto em macacos durante a década de 50 e se espalhou entre humanos em 1970. Apesar de ser originário de regiões com florestas tropicais na África Central e Ocidental, esta é a primeira vez que cadeias de transmissão do vírus relatadas na Europa não têm ligações epidemiológicas conhecidas com a região de origem, fato que preocupa epidemiologistas.
De acordo com artigo publicado no British Medical Journal (BMJ), a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com gotículas respiratórias da pessoa infectada. No entanto, o vírus também pode se espalhar através de fluidos corporais, sendo possível a infecção por meio de relações sexuais. Os sintomas mais evidentes são as erupções cutâneas que podem surgir no rosto e se espalhar pelo corpo, além de febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.