Câncer: os tipos de maior incidência no Brasil para o triênio 2020-22
De acordo com Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. No mundo, já se tornou o principal problema de saúde pública, sendo câncer de pulmão o de maior incidência, seguido do câncer de mama.
As principais causas do aumento de novos casos e mortalidade pela doença no mundo deve-se em parte pelo envelhecimento, crescimento populacional, pela mudança na distribuição e na prevalência dos fatores de risco de câncer, principalmente aos associados ao desenvolvimento socioeconômico.
Por isso, o acesso às informações sobre a prevenção e tratamento — tanto para gestores da área de saúde quanto para a sociedade — é uma medida importante para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. Entende-se que o diagnóstico precoce também contribui para diminuir os números da taxa de mortalidade pela doença.
No Brasil, o INCA é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo monitoramento e por divulgar informações atualizadas sobre a ocorrência e distribuição do câncer no país. Neste artigo, a partir dos dados do relatório “Estimativa 2020: Incidência de Câncer Brasil”, vamos conhecer quais são os cânceres de maior incidência no país e a previsão de novos casos para o triênio 2020-22.
Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil
Todos os anos, desde 1995, o INCA disponibiliza as estimativas de novos casos de incidência de câncer em território nacional — 26 Unidades da Federação (UF), suas capitais e o Distrito Federal. É uma publicação descritiva baseada em recomendações internacionais e agregada à experiência da equipe técnica do instituto.
Seu objetivo é disseminar informações atualizadas para os profissionais, gestores da saúde e a sociedade no apoio à implementação de ações de prevenção e controle de câncer. A “Estimativa 2020 - Incidência de Câncer no Brasil” traz ainda uma síntese sobre a previsão de novos casos para cada ano do triênio de 2020-2022 no país e breves comentários sobre cada tipo.
Conforme registrado no documento, no Brasil para cada ano do triênio 2020-2022, a previsão é a ocorrência de 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).
A publicação ainda ressalta a importância dessas informações, quando utilizadas, como subsídio fundamental não somente para a gestão como também para a conscientização da população no enfrentamento do problema.
Para ter acesso ao relatório na íntegra, clique aqui.
Índice estimado conforme a localização primária do tumor e sexo 2020
Nos homens, o câncer de próstata aparece em primeiro lugar com a estimativa de 65.840 (29,2%) novos casos para cada ano do triênio. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Os outros cânceres que aparecem com mais ocorrência são: cólon e reto (9,1%); traqueia, brônquio e pulmão (7,9%) e estômago (5,9%). Veja o quadro abaixo com a relação completa:
Fonte: INCA
Nas mulheres, o câncer de mama ocupa a primeira posição no ranking com mais incidência no país, estima-se 66.280 novos casos em 2020. Para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, no mês de outubro é celebrado em diversas partes do mundo a campanha de conscientização do “Outubro Rosa”.
Os outros cânceres mais frequentes no público feminino são: cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,4%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%). Veja abaixo o quadro completo:
Fonte: INCA
Quer saber mais sobre oncologia?
Para mais informações atualizadas e estudos científicos sobre os diversos aspectos da oncologia, os profissionais da área podem encontrar no periódico médico JAMA Oncology — publicação revisada por pares e editada pela American Medical Association (AMA).
O JAMA Oncology tem como objetivo transmitir importantes descobertas científicas, pesquisas clínicas, avanços tecnológicos e tratamentos de última geração para comunidade oncológica. Assim como, através de suas comunicações, trazer novos conhecimentos clínicos que possam beneficiar os pacientes com câncer.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.