Brill: astrolábio evidencia intercâmbio científico entre cristãos, judeus e muçulmanos no século XI
Uma descoberta surpreendente em um museu em Verona, Itália, revelou um astrolábio islâmico do século XI, adornado com inscrições em árabe e hebraico. De acordo com o estudo publicado no periódico Nuncius, da editora Brill, o artefato marca um dos achados mais antigos e raros de um instrumento astronômico dessa natureza. A relíquia é reconhecida como um símbolo de intercâmbio científico entre diferentes culturas na Espanha, Norte da África e Itália ao longo dos séculos. Encontrado por acaso no site da Fondazione Museo Miniscalchi-Erizzo, o astrolábio intrigou a pesquisadora da Universidade de Cambridge, Federica Gigante, que também o viu presencialmente.
Isso porque o objeto contém inscrições árabes indicando latitudes para Córdoba e Toledo — o que sugere que seja originário da Andaluzia — refletindo a rica herança de intercâmbio cultural durante o domínio muçulmano na Espanha. Os estudos detalhados do astrolábio destacam não apenas sua importância histórica, mas também as correções e traduções adicionadas ao longo do tempo. Outro detalhe curioso é a presença de inscrições hebraicas, que sugerem a influência da comunidade judaica não só na Espanha, mas também na Itália.
As correções em algarismos ocidentais indicam uma fase posterior em Verona, onde o artefato pode ter sido adaptado por falantes de latim ou italiano. “Este não é apenas um objeto incrivelmente raro. É um registro poderoso de intercâmbio científico entre muçulmanos, judeus e cristãos ao longo de centenas de anos”, disse a doutora Gigante. Pode-se considerar que o astrolábio é o smartphone da antiguidade, uma vez que o instrumento fornecia informações valiosas naquele contexto ao seu usuário, tudo na palma da mão. Por meio dele, era possível calcular tempo, distâncias e até traçar a posição das estrelas, inclusive para fins astrológicos.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.