Dot.lib

Artefato raro é considerado o smartphone da antiguidade, uma vez que fornecia informações valiosas na palma da mão (imagem: Canva). Artefato raro é considerado o smartphone da antiguidade, uma vez que fornecia informações valiosas na palma da mão (imagem: Canva).
Brill: astrolábio evidencia intercâmbio científico entre cristãos, judeus e muçulmanos no século XI
  • Notícia
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 12/03/2024
  • Arqueologia, Astrolábio, Brill, DotLib, História, Relíquia

Uma descoberta surpreendente em um museu em Verona, Itália, revelou um astrolábio islâmico do século XI, adornado com inscrições em árabe e hebraico. De acordo com o estudo publicado no periódico Nuncius, da editora Brill, o artefato marca um dos achados mais antigos e raros de um instrumento astronômico dessa natureza. A relíquia é reconhecida como um símbolo de intercâmbio científico entre diferentes culturas na Espanha, Norte da África e Itália ao longo dos séculos. Encontrado por acaso no site da Fondazione Museo Miniscalchi-Erizzo, o astrolábio intrigou a pesquisadora da Universidade de Cambridge, Federica Gigante, que também o viu presencialmente. 

Isso porque o objeto contém inscrições árabes indicando latitudes para Córdoba e Toledo — o que sugere que seja originário da Andaluzia — refletindo a rica herança de intercâmbio cultural durante o domínio muçulmano na Espanha. Os estudos detalhados do astrolábio destacam não apenas sua importância histórica, mas também as correções e traduções adicionadas ao longo do tempo. Outro detalhe curioso é a presença de inscrições hebraicas, que sugerem a influência da comunidade judaica não só na Espanha, mas também na Itália. 

As correções em algarismos ocidentais indicam uma fase posterior em Verona, onde o artefato pode ter sido adaptado por falantes de latim ou italiano. “Este não é apenas um objeto incrivelmente raro. É um registro poderoso de intercâmbio científico entre muçulmanos, judeus e cristãos ao longo de centenas de anos”, disse a doutora Gigante. Pode-se considerar que o astrolábio é o smartphone da antiguidade, uma vez que o instrumento fornecia informações valiosas naquele contexto ao seu usuário, tudo na palma da mão. Por meio dele, era possível calcular tempo, distâncias e até traçar a posição das estrelas, inclusive para fins astrológicos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.