Dot.lib

Entre os participantes, 49% consideram a substância como muito eficaz e 35% relataram melhoras na qualidade de vida (imagem: Canva). Entre os participantes, 49% consideram a substância como muito eficaz e 35% relataram melhoras na qualidade de vida (imagem: Canva).
BMJ: spray nasal de cetamina mostra eficácia no tratamento da cefaleia refratária
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 06/06/2023
  • BMJ, Cefaleia refratária, Cetamina, DotLib, Medicina, Tratamento

A cetamina administrada em spray nasal pode ser um tratamento eficaz para cefaleia crônica refratária aos analgésicos comuns. É o que sugere um estudo realizado pela Thomas Jefferson University, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Regional Anesthesia & Pain Medicine, do British Medical Journal (BMJ). Para entender como a substância age, os pesquisadores revisaram retrospectivamente os resultados e experiências de 169 pessoas que receberam o tratamento de janeiro a fevereiro de 2020 por meio de um centro especializado em dores de cabeça. Cerca de 67% relataram cefaleia diária e quase 85% usaram mais de três tipos de medicamentos preventivos.

Os motivos mais citados para a escolha do spray nasal de cetamina foram respostas parciais a analgésicos (59%) e medicamentos preventivos (31%), histórico de benefício com a aplicação da cetamina intravenosa (22,5%) e falha na administração da lidocaína intravenosa (13%). A maioria disse que usou o spray nasal por 10 dias ao mês, em média; 49% consideraram o fármaco como muito eficaz e 39,5% como pouco eficaz. Mais de um terço (35,5%) relatou que a qualidade de vida melhorou após o medicamento e, comparado com outros remédios de alívio à dor, 43% acharam que o spray foi “muito melhor”. Efeitos colaterais foram relatados por 74% dos participantes, entre os quais fadiga e visão dupla ou embaçada foram os mais comuns.

Uma das limitações citadas pelos autores do estudo é o fato de que a maioria dos participantes usou o spray junto de outros remédios, o que dificultou a avaliação do benefício terapêutico do spray por si só. Ensaios clínicos anteriores já demonstraram que a cetamina intravenosa é eficaz para a dor de cabeça crônica. No entanto, os pesquisadores explicam que esse medicamento requer a supervisão de um especialista em dor para ajustar a dose e monitorar os efeitos colaterais. “Os médicos só devem considerar o uso de um medicamento potencialmente viciante, como a cetamina, para pacientes com deficiência significativa com enxaqueca”, aconselham.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.