Dot.lib

De acordo com a organização, as evidências atuais sobre os medicamentos não mostram eficácia e segurança contra a infecção leve ou moderada (imagem: iStock). De acordo com a organização, as evidências atuais sobre os medicamentos não mostram eficácia e segurança contra a infecção leve ou moderada (imagem: iStock).
BMJ: OMS desaconselha uso de colchicina e fluvoxamina no tratamento da COVID-19
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 14/07/2022
  • BMJ, British Medical Journal, COVID-19, DotLib, Farmácia, Medicina

Nesta quinta-feira (14), a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou diretrizes sobre medicamentos usados no tratamento contra a COVID-19, nas quais desaconselha o uso de sobre o uso da colchicina e da fluvoxamina — antidepressivo e anti-inflamatório, respectivamente — em pacientes infectados. As novas orientações foram publicadas no British Medical Journal (BMJ) e afirmam que não há evidências suficientes que garantam a eficácia ou segurança dos fármacos em relação à doença.

Após ensaios clínicos realizados com mais de 2 mil voluntários, a entidade deu o parecer de que “a fluvoxamina provavelmente tem pouco ou nenhum efeito na mortalidade”, além de não reduzir o risco de hospitalização ou ventilação mecânica; em outubro de 2021, um estudo publicado em um importante periódico mostrou que o medicamento diminuiria em até 32% as chances de internação pela COVID. Os resultados de sete ensaios clínicos com mais de 16 mil pacientes, mostraram um pior desempenho da colchicina: tem probabilidade de gerar fortes efeitos adversos, interações medicamentosas em pacientes com ou em risco de insuficiência hepática e renal e até mesmo toxicidade grave ou fatal.

As recomendações atualizadas da OMS indicam os seguintes medicamentos para a infecção pelo SARS-CoV-2: paxlovid para quadros leves; sotrovimabe, remdesivir e molnupiravir em quadros leves ou moderados em pacientes que façam parte do grupo de alto risco; e corticosteroides combinados com bloqueadores de receptores de IL-6 ou com o baricitinib. A organização reforçou que a hidroxicloroquina e o lopinavir/ritonavir continuam fortemente não recomendados e que o mesmo parecer serve para a ivermectina, “exceto no contexto de um ensaio clínico”.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.