Dot.lib

Além disso, a condição que gera comportamento hiperativo e impulsivo também foi associada à anorexia e ao transtorno de estresse pós-traumático (imagem: Canva). Além disso, a condição que gera comportamento hiperativo e impulsivo também foi associada à anorexia e ao transtorno de estresse pós-traumático (imagem: Canva).
BMJ: estudo sugere que TDAH pode aumentar risco de depressão grave e suicídio
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 19/09/2023
  • BMJ, DotLib, Saúde mental, TDAH, TEPT

Um estudo feito pela Universidade de Augsburg, na Alemanha, e publicado no periódico BMJ Mental Health sugere que o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) pode aumentar o risco de depressão grave e suicídio. Além disso, a condição que gera comportamento hiperativo e impulsivo também foi associada à anorexia e ao transtorno de estresse pós-traumático. Os resultados indicaram que pessoas com TDAH tem 30% mais probabilidade de tentar o suicídio e 9% de desenvolver depressão.

De acordo com Dennis Freuer, que é o principal autor do estudo, “o TDAH e o comportamento suicida compartilham fatores genéticos comuns que podem refletir variantes genéticas associadas à impulsividade, uma característica altamente hereditária”. O TDAH também foi associado a um aumento de 18% do risco de desenvolver o TEPT após um trauma, que sobe para 67% quando a pessoa com o transtorno tem depressão.

Apesar da pesquisa não ter achado uma relação de causa e efeito entre a depressão grave, o suicídio e o TDAH, a ligação com a anorexia nervosa é direta — ou seja, a depressão não é um fator que gere ou agrave o distúrbio alimentar. Neste caso, Freuer explicou que tanto a anorexia quanto o TDAH partilham das mesmos déficits neurocognitivos relacionados à impulsividade. Ainda, o cientista disse que a genética é apenas uma parte do cenário, que envolve também condições afetivas e socioeconômicas.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.