Dot.lib

Agitação e confusão mental são dois sintomas do delírio; uma das hipóteses sugere que a condição é decorrente do processo inflamatório da COVID-19 (Fonte: iStock). Agitação e confusão mental são dois sintomas do delírio; uma das hipóteses sugere que a condição é decorrente do processo inflamatório da COVID-19 (Fonte: iStock).
BMJ: delírios podem ser comuns após quadro grave de COVID-19
  • Notícia
  • COVID-19
  • 23/09/2021
  • DotLib, BMJ, BMJ Open, COVID-19, Delírio

Um estudo conduzido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos e publicado recentemente no periódico British Medical Journal (BMJ) Open mostrou que episódios de delírio podem ser de comum manifestação após a recuperação de um quadro grave da COVID-19. Os pesquisadores analisaram 150 pacientes, dos quais 73% apresentaram características como confusão, agitação e dificuldade de pensar claramente.

A maioria dos que sofriam com a condição pós-COVID severa já conviviam com diabetes, hipertensão e outras comorbidades. Para participar da pesquisa, os voluntários responderam questionários por telefone e tiveram seus registros médicos avaliados, nos quais constavam registros de internação na UTI entre março e maio de 2020. Sobre o delírio, os pesquisadores trabalham com três hipóteses.

A primeira é a de que a versão grave da doença causada pelo SARS-CoV-2 pode formar coágulos sanguíneos, que por sua vez diminuem a oxigenação no cérebro. A segunda é que a infecção é responsável por desenvolver um quadro inflamatório generalizado, provocando confusão e agitação. Por fim, há a suspeita de que os sedativos usados em pacientes com coronavírus para tranquilizar a agitação decorrente da inflamação tenha facilitado o surgimento dos delírios.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.