Dot.lib

Líderes da organização pediram que a região reduza a dependência de importação de suprimentos de saúde para evitar erros como os cometidos com a COVID-19 (imagem: Canva). Líderes da organização pediram que a região reduza a dependência de importação de suprimentos de saúde para evitar erros como os cometidos com a COVID-19 (imagem: Canva).
BMJ: América Latina deve buscar independência farmacêutica para enfrentar pandemias, diz OPAS
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 16/03/2023
  • América Latina, BMJ, COVID-19, DotLib, Pandemia, Vacinação

Os líderes da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) disseram que os países da América Latina devem buscar a autossuficiência na produção de suprimentos médicos e farmacêuticos para assumirem o controle nas próximas pandemias, de acordo com publicação do BMJ. A afirmação foi dada durante uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (10), data que marcou o terceiro ano da pandemia de COVID-19.

De acordo com o diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, a América Latina e o Caribe importam 10 vezes mais produtos de saúde e farmacêuticos do que exportam, o que significa que ainda são dependentes das nações mais ricas, como aconteceu durante a disseminação do coronavírus pelo mundo. Os latino-americanos conseguiram seguir com as imunizações graças à queda na demanda global e às iniciativas lideradas pela OPAS, como a COVAX, que distribuiu 160 milhões de doses nos países mais carentes.

Atualmente, as Américas têm a segunda maior cobertura vacinal entre os continentes, com 71% da população vacinada, e taxas de infecção 20 a 30 vezes menores do que há um ano. No entanto, como a COVID longa tem afetado 10% a 20% da população, a OPAS pede que as autoridades nacionais de saúde aumentem a vigilância de patógenos com potencial de causar pandemias — como a recente gripe aviária, no Peru — para que os erros no trato da pandemia de SARS-CoV-2 não sejam cometidos novamente.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.