
Bebês prematuros têm maior risco de morte precoce na vida adulta
Uma pesquisa, publicada recentemente no periódico JAMA Network Open, sugere que bebês nascidos antes da 37ª semana de gestação podem ter um risco maior de morte prematura na vida adulta. Os especialistas analisaram 6 milhões de bebês nascidos na Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia entre os anos de 1967 e 2002, dos quais cerca de 339 mil, ou 5,4%, nasceram prematuros.
De acordo com os resultados do estudo, 1 em cada 10 bebês nascem prematuramente e mais de 90% chegam até a fase adulta. No entanto, o nascimento prematuro pode estar associado a uma chance duas maior no risco de morte por doenças cardiovasculares, doenças pulmonares crônicas e diabetes na vida adulta.
"O risco geral de morte por doenças crônicas em jovens adultos que estudamos (até 50 anos) é muito baixo, mas eu encorajo qualquer pessoa nascida antes do tempo a informar seu médico, para que avaliações de risco adequadas possam ser realizadas e mudanças de estilo de vida e tratamentos possam ser aplicados para prevenir doenças crônicas”, ressaltou a autora principal do estudo, Dra. Kari Risnes, professora de pediatria da faculdade de medicina e ciências da saúde da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.