ATS: reabilitação pulmonar é recomendada como prática clínica para doenças respiratórias
Especialistas recomendam fortemente a reabilitação pulmonar para adultos com condições respiratórias moderadas a graves, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a doença pulmonar intersticial (DPI). É o que diz um estudo publicado recentemente no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, um periódico da American Thoracic Society (ATS).
De acordo com a definição da ATS e da European Respiratory Society, a reabilitação pulmonar é uma intervenção abrangente, multidisciplinar e baseada em evidências. Além de terapias medicamentosas com anti-inflamatórios, corticoides orais, broncodilatadores, entre outros fármacos, as atividades físicas também têm um papel importante. Estas, por sua vez, são definidas pela equipe médica de acordo com as características particulares do quadro do paciente.
Os exercícios aeróbicos são indicados para melhorar a capacidade do corpo no uso oxigênio, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial. Já os alongamentos melhoram a coordenação respiratória e os exercícios de resistência ajudam a fortalecer os músculos respiratórios. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a DPOC é a terceira principal causa de morte no mundo, sendo responsável por 75% dos óbitos em países de baixa renda.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.