Dot.lib

As amostras de dois dos três pacientes avaliados mostraram indicadores de que o vírus pode ter invadido seu sistema nervoso central (Imagem: iStock). As amostras de dois dos três pacientes avaliados mostraram indicadores de que o vírus pode ter invadido seu sistema nervoso central (Imagem: iStock).
Anticorpos antineuronais podem atacar tecido cerebral em infectados com SARS-CoV-2
  • Notícia
  • COVID-19
  • 28/10/2021
  • JAMA, Neurologia, JAMA Neurology, DotLib

Um estudo publicado na última segunda-feira (25) no JAMA Neurology observou que os anticorpos antineuronais podem atacar o tecido cerebral de infectados com o SARS-CoV-2. A descoberta aconteceu após os pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, examinarem três adolescentes que contraíram a COVID-19 assintomática ou leve e relataram ter pensamentos suicidas, delírios e paranoias. Os jovens foram submetidos a uma coleta de líquido cefalorraquidiano a partir de uma punção lombar.

As amostras de dois pacientes, que já possuíam histórico de depressão e/ou ansiedade de origem não especificada, mostraram indicadores de que o vírus pode ter invadido seu sistema nervoso central. Além disso, todos os pacientes demonstraram possuir anticorpos antineuronais em seu fluido cefalorraquidiano. Segundo os pesquisadores, isso sugere que o sistema imunológico está desregulado e, em vez de ter como alvo os agentes invasores, eles podem atacar equivocadamente os neurônios, o que explicaria o surgimento dos sintomas neuropsiquiátricos graves relatados pelos jovens.

Samuel Pleasure, que é coautor da pesquisa e membro do departamento de neurologia da UCSF explica que são necessários outros estudos para afirmar que a COVID-19 tem gatilho comum para doenças neuropsiquiátricas. “Atualmente, não se sabe se pacientes predispostos a doenças neuropsiquiátricas são mais propensos a desenvolver sintomas agravados após a Covid ou se a infecção pode agir como um gatilho independente”, disse o cientista.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.