Dot.lib

Entenda os benefícios e a importância da anamnese para o cuidado ao paciente, e descubra os principais pontos para que o atendimento seja eficaz (imagem: Canva). Entenda os benefícios e a importância da anamnese para o cuidado ao paciente, e descubra os principais pontos para que o atendimento seja eficaz (imagem: Canva).
Anamnese: 7 elementos principais no atendimento ao paciente
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, Prontuário
  • 23/06/2023
  • Anamnese, DotLib, Farmácia clínica, McGraw Hill, Medicina

O trabalho exercido pelo farmacêutico clínico engloba diversas vertentes, entre elas o procedimento de diagnóstico de pacientes. A compreensão desta fase é fundamental para que sejam utilizados os instrumentos corretos, bem como para a realização dos procedimentos necessários. Neste ponto, a anamnese farmacêutica entra em cena.

A anamnese farmacêutica é a coleta de dados por meio da entrevista com o paciente. Este procedimento é fundamental para o atendimento na Farmácia Clínica, pois ele possibilita a identificação e compreensão de todo o quadro clínico do paciente.

Pensando nisso, a Dot.Lib preparou esse artigo para trazer informações importantes no diagnóstico de pacientes enfermos, no contexto da Farmácia Clínica. Confira a seguir os 7 elementos principais para um atendimento eficaz e seguro.

7 elementos da anamnese

Identificação do paciente

Nesta etapa, o foco principal é a identificação geral do paciente. Aqui, é necessário que sejam feitas perguntas básicas e mais genéricas a seu respeito. São elas:

- Nome completo;

- Idade: importante considerá-la, uma vez que algumas patologias possuem fatores relacionados à faixa etária ou podem se manifestar diferentemente em cada fase da vida;

- Estado civil: é necessário conhecer o círculo familiar do paciente, uma vez que esse grupo pode fornecer dados ou pistas da condição do enfermo, bem como ter um impacto psicológico e/ou psicossomático no quadro do paciente.

- Profissão / local de trabalho: em alguns casos, dependendo do ambiente ou materiais utilizados durante o trabalho realizado, a saúde do trabalhador pode ser colocada em risco e resultar em doenças específicas;

- Raça / etnia: cada grupo racial / étnico possui particularidades genéticas podendo ser afetados de maneiras diferentes, com maior ou menor prevalência para determinadas doenças;

- Contexto (procedência): é importante perguntar ao paciente se frequenta ambientes específicos, se viajou para algum outro país recentemente, se tiveram contato com pacientes infectados por alguma doença ou estiveram em áreas de risco.

- Hábitos de vida: uso de medicamentos, consumo alcoólico, tabagismo, sedentarismo, entre outros hábitos podem colaborar para o desenvolvimento e a piora de doenças ou transtornos.

Queixa principal (QP)

Anamnese: paciente apontando local da dor e explicando sintomas para a médica em consulta

Imagem: Canva.

A queixa principal (QP) é a razão pela qual o paciente procura assistência. Aqui, é importante perguntar quais são os sintomas sentidos e observar os sinais que o paciente está fornecendo naquele momento. Além disso, um facilitador para o atendimento atual ou para os futuros é escrever tudo aquilo que o paciente relatar, com as mesmas palavras.

Histórico da doença atual (HDA)

No histórico da doença atual (HDA) deve ser feito o registro da doença ou do transtorno observado no paciente em questão, quando se iniciaram os sintomas, como se desenvolveram, com que frequência aparecem, quais as particularidades identificadas, qual a severidade da patologia, se foram observadas melhora ou piora etc. Todas essas informações dão um panorama da doença e ajudam a compreendê-la como um todo.

Histórico patológico pregresso (HPP)

Perguntar ao paciente doenças anteriores faz parte da fase de histórico patológico pregresso (HPP). Além disso, é o momento de descobrir outras condições que podem vir a colaborar para o desenvolvimento da doença e facilitar o diagnóstico da enfermidade atual. Cirurgias, medicamentos e tratamentos passados ou recém utilizados também podem ser de grande importância no processo.

Histórico familiar (HF)

Anamnese: médica apresentando resultado de ressonância magnética para a paciente idosa

Imagem: Canva.

Avaliar o histórico familiar (HF) é fundamental para o diagnóstico, uma vez que determinadas condições podem ter origens genéticas ou serem influenciadas por estas. Este é o momento de coletar informações sobre o estado de saúde dos familiares, doenças pregressas identificadas na família e o contexto de seu acometimento.

Histórico pessoal e social

Esta é a parte no qual o profissional da saúde revisitará as condições atuais e passadas da vida do paciente como um todo. As informações de maior importância compreendem desde a gestação da mãe do paciente e possíveis complicações sofridas durante e após a gravidez, passando pelo nascimento, crescimento e doenças na infância e chegando até a fase adulta. Outros pontos relevantes são a vacinação ao longo da vida; trabalho exercido prévia e atualmente, relações interpessoais e sexuais, entre outros mais.

Revisão de sistemas

O corpo humano é composto pelos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório, esquelético, muscular, imunológico, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, linfático, tegumentar. Além de observar o corpo do paciente a fim de encontrar algum sinal mais óbvio, também é necessário perguntar ao paciente como estão os órgãos que representam cada um dos sistemas, se há exames recentes sobre eles.

O interrogatório é necessário para levantar hipóteses e podem sinalizar casos de maior complexidade e gravidade. Nesta parte também é possível revisitar o HDA e o QP para obter alguma dica de quais sintomas estão associados às queixas do paciente, se houve evolução, se há fatores agravantes ou de alívio, entre outros.

Sobre a McGrawHill

Anamnese: logo da MacGraw Hill

Imagem: McGraw Hill / Dot.Lib.

Com mais de um século figurando entre as principais editoras do mundo em conteúdo científico, a McGraw Hill tem tradição e reconhecimento internacional no fomento ao aprendizado e trabalho de profissionais de diversas áreas por meio de ferramentas, serviços e publicações digitais. Além das já conhecidas soluções educacionais para a Medicina, seu portfólio também abrange os vários segmentos da Farmácia com o AccessPharmacy.

Como uma ferramenta online rica em conteúdo farmacêutico, o AccessPharmacy permite que estudantes, professores e farmacêuticos praticantes pesquisem pelas mais importantes referências na área. São 86 livros de excelência, incluindo títulos clássicos como Pharmacotherapy: A Pathophysiologic Approach, e o livro mais respeitado do mundo na área de farmacologia, Goodman & Gilman’s: The Pharmacological Basis of Therapeutics, com uma coleção única de animações adaptadas que ilustra interações medicamentosas de maneira detalhada.

Se você se interessou pelo AccessPharmacy ou quer saber mais sobre o portfólio da McGraw Hill para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário clicando aqui. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.