Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
5 perspectivas sobre a cobertura do coronavírus
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 25/03/2020
  • APA, ansiedade, pandemia

O termo pandemia é empregado quando uma doença infecciosa já atingiu grande parte da população em diferentes continentes, como está acontecendo atualmente com a COVID-19 doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). 

Com o compromisso de fornecer conteúdos de fontes confiáveis relacionados ao patógeno, neste post vamos compartilhar o artigo “Five Ways to View Coverage of the Coronavirus”, publicado na editora American Psychological Association. Veja a seguir a versão do texto traduzida e adaptada pela Dot.Lib.

Recomendações

Novos relatórios sobre o COVID-19 não param de ser divulgados e estão deixando algumas pessoas ansiosas. Confira sugestões para ajudá-los a gerenciar a ansiedade, colocar essas notícias em perspectiva e manter um ponto de vista positivo.

1 - Mantenha as coisas em perspectiva 

Respire fundo e se lembre de que a maioria das pessoas que contraem COVID-19 apresenta apenas sintomas leves. Para aqueles mais vulneráveis, como idosos e pacientes crônicos, há procedimentos específicos sendo colocados em prática. Conforme a cobertura continua a ser realizada, é importante tomar as precauções necessárias para manter as pessoas próximas a você saudáveis.

2 - Fique informado

É mais construtivo adotar uma abordagem mais analítica ao acompanhar as notícias sobre o coronavírus. Também é bom analisar as informações que recebe da família, de amigos e das mídias sociais. A agência norte-americana reguladora de doenças (Centers for Disease Control, CDC) possui uma página da web dedicada a informações sobre o surto de coronavírus. Também podem ser úteis as informações provenientes de agências de Saúde Pública locais ou estaduais, ou mesmo do seu médico de confiança.

3 - Converse com seus filhos 

Discuta as notícias sobre o coronavírus com informações confiáveis e adequadas à idade deles. Os pais também podem ajudar a aliviar a angústia, fazendo com que as crianças se concentrem em rotinas e horários. Lembre-se de que as crianças tendem a observar os comportamentos e emoções dos pais em busca de dicas sobre como lidar com seus próprios sentimentos durante esse período. Você pode limitar a quantidade de mídia que seus filhos consomem para manter a ansiedade sob controle.

4 - Mantenha-se conectado 

Continuar conectado às redes sociais pode possibilitar um senso de normalidade e trazer formas válidas de compartilhar sentimentos e de aliviar o estresse. Através de ligações telefônicas, mensagens de texto ou conversas nas plataformas de mídia social, você pode manter as conexões sem correr o risco de contrair o vírus. Pode ser interessante compartilhar informações úteis encontradas em sites do governo com seus amigos e familiares. Isso pode ajudá-los a lidar com a própria ansiedade.

5 - Procure ajuda profissional

Há quem sinta um nervosismo incapacitante, uma tristeza persistente ou outras reações prolongadas que afetam negativamente o desempenho no trabalho ou o relacionamento interpessoal. Nesses casos, é melhor consultar um profissional de saúde mental treinado e experiente. Psicólogos e outros profissionais de saúde mental podem ajudar as pessoas a lidarem com o estresse extremo, pois trabalham em conjunto com seus pacientes os auxiliando a encontrar maneiras construtivas de gerenciar suas dificuldades.

Fonte: https://www.apa.org/helpcenter/pandemics

*Este artigo foi publicado originalmente em inglês pela American Psychological Association em março de 2020. Esta versão foi traduzida, editada e adaptada pela Dot.Lib para o português. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.