5 perspectivas sobre a cobertura do coronavírus
O termo pandemia é empregado quando uma doença infecciosa já atingiu grande parte da população em diferentes continentes, como está acontecendo atualmente com a COVID-19 — doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Com o compromisso de fornecer conteúdos de fontes confiáveis relacionados ao patógeno, neste post vamos compartilhar o artigo “Five Ways to View Coverage of the Coronavirus”, publicado na editora American Psychological Association. Veja a seguir a versão do texto traduzida e adaptada pela Dot.Lib.
Recomendações
Novos relatórios sobre o COVID-19 não param de ser divulgados e estão deixando algumas pessoas ansiosas. Confira sugestões para ajudá-los a gerenciar a ansiedade, colocar essas notícias em perspectiva e manter um ponto de vista positivo.
1 - Mantenha as coisas em perspectiva
Respire fundo e se lembre de que a maioria das pessoas que contraem COVID-19 apresenta apenas sintomas leves. Para aqueles mais vulneráveis, como idosos e pacientes crônicos, há procedimentos específicos sendo colocados em prática. Conforme a cobertura continua a ser realizada, é importante tomar as precauções necessárias para manter as pessoas próximas a você saudáveis.
2 - Fique informado
É mais construtivo adotar uma abordagem mais analítica ao acompanhar as notícias sobre o coronavírus. Também é bom analisar as informações que recebe da família, de amigos e das mídias sociais. A agência norte-americana reguladora de doenças (Centers for Disease Control, CDC) possui uma página da web dedicada a informações sobre o surto de coronavírus. Também podem ser úteis as informações provenientes de agências de Saúde Pública locais ou estaduais, ou mesmo do seu médico de confiança.
3 - Converse com seus filhos
Discuta as notícias sobre o coronavírus com informações confiáveis e adequadas à idade deles. Os pais também podem ajudar a aliviar a angústia, fazendo com que as crianças se concentrem em rotinas e horários. Lembre-se de que as crianças tendem a observar os comportamentos e emoções dos pais em busca de dicas sobre como lidar com seus próprios sentimentos durante esse período. Você pode limitar a quantidade de mídia que seus filhos consomem para manter a ansiedade sob controle.
4 - Mantenha-se conectado
Continuar conectado às redes sociais pode possibilitar um senso de normalidade e trazer formas válidas de compartilhar sentimentos e de aliviar o estresse. Através de ligações telefônicas, mensagens de texto ou conversas nas plataformas de mídia social, você pode manter as conexões sem correr o risco de contrair o vírus. Pode ser interessante compartilhar informações úteis encontradas em sites do governo com seus amigos e familiares. Isso pode ajudá-los a lidar com a própria ansiedade.
5 - Procure ajuda profissional
Há quem sinta um nervosismo incapacitante, uma tristeza persistente ou outras reações prolongadas que afetam negativamente o desempenho no trabalho ou o relacionamento interpessoal. Nesses casos, é melhor consultar um profissional de saúde mental treinado e experiente. Psicólogos e outros profissionais de saúde mental podem ajudar as pessoas a lidarem com o estresse extremo, pois trabalham em conjunto com seus pacientes os auxiliando a encontrar maneiras construtivas de gerenciar suas dificuldades.
Fonte: https://www.apa.org/helpcenter/pandemics
*Este artigo foi publicado originalmente em inglês pela American Psychological Association em março de 2020. Esta versão foi traduzida, editada e adaptada pela Dot.Lib para o português.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.