Dot.lib

Cientistas suspeitam que os microrganismos ainda estejam vivos dentro do mineral; achado contribui com estudos sobre vida em Marte. (imagem: iStock). Cientistas suspeitam que os microrganismos ainda estejam vivos dentro do mineral; achado contribui com estudos sobre vida em Marte. (imagem: iStock).
Procariontes preservados são encontrados em cristais de halita de 830 milhões de anos
  • Notícia
  • Ciências da Terra
  • 21/06/2022
  • Procarionte, Geologia, Terra, Marte, DotLib

Geólogos da Universidade da Virgínia do Oeste, nos Estados Unidos, descobriram restos de procariontes e algas preservados em rochas de halita — também conhecidas como cloreto de sódio ou sal-gema. De acordo com o estudo publicado em maio na GeoScienceWorld, os microrganismos têm cerca de 830 milhões de anos e ainda podem estar vivos.

Os cristais coletados na Formação Browne, na Austrália, continham inclusões fluidas — uma espécie de bolha líquida que funciona como um micro-habitat propício para a formação de uma colônia — nas quais os organismos estavam armazenados. O estudo descreve que “os microrganismos podem sobreviver em inclusões de fluidos por meio de mudanças metabólicas, incluindo estágios de fome e cistos, e coexistência com compostos orgânicos ou células mortas que podem servir como fontes de nutrientes”.

A extração das amostras procariontes foi realizada com o auxílio de luz transmitida e petrografia ultravioleta-visível (UV-vis) e contém informações científicas consideradas valiosas, como a temperatura e composição química da água no momento de sua formação e, possivelmente, da temperatura atmosférica. Segundo os cientistas, a descoberta não só ajuda a contar a história geológica do planeta Terra, mas também auxilia os estudos sobre a possibilidade de vida em Marte, onde é possível encontrar diversos depósitos do mineral semelhantes aos da formação australiana.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.