Dot.lib

(Fonte: iStock) (Fonte: iStock)
Medicina Baseada em Evidências: o que é e como aplicar
  • Artigo
  • Tecnologia, Dotlib, Ciências da Saúde
  • 22/10/2021
  • MBE, Medicina Baseada em Evidências, JAMAevidence, DotLib

Do curandeirismo, passando pelo remédio com ervas que nossas avós aplicavam nos ferimentos, ao atual uso de tecnologias como aliadas da medicina tradicional, a humanidade sempre buscou um aumento não só na qualidade de vida, como também seu prolongamento, por meio do exercício da medicina e de tratamentos capazes de curar as doenças mais complexas.

Apesar da técnica de “tentativa e erro” e das recomendações sem comprovação científica terem, de alguma forma, resistido ao tempo, a medicina sempre foi baseada em evidências.

No entanto, o método da Medicina Baseada em Evidências vem para aperfeiçoar o uso das evidências científicas, seja no tempo levado até o diagnóstico ou na eficácia do tratamento, diminuindo a margem de erro na prática clínica.

Ao longo do presente artigo, saiba em detalhes o que é a Medicina Baseada em Evidências, sua aplicação na rotina médica e uma dica de solução para a correta aplicação do método.

O que é Medicina Baseada em Evidências (MBE)?

De modo geral, a Medicina Baseada em Evidências (MBE) é uma prática clínica que visa a tomada de decisões a partir de evidências científicas (ou provas científicas) atualizadas e testadas pelo método científico; portanto, são confiáveis e seguras.

A prática da MBE é multidisciplinar, ou seja, adota técnicas não só da Medicina em si, mas de outras áreas do conhecimento, tais como: análises estatísticas e/ou de risco-benefício, meta-análises, experimentos clínicos aleatorizados e controlados, estudos epidemiológicos, entre outras.

Mais do que experiência clínica e resultados, a aplicação da Medicina Baseada em Evidências compreende, antes de tudo, saber pesquisar, encontrar, interpretar e aplicar essas descobertas de acordo com as necessidades de cada paciente, bem como mensurar e comunicar ao paciente os riscos e benefícios de cada tomada de decisão.

Como aplicar a MBE na prática clínica?

A tomada de decisão pela MBE é dividida em 4 passos-chave. São eles:

1) Formular a pergunta correta

A pergunta deve ser a mais clara e objetiva possível, delimitada ao tema e/ou contexto em que se deseja obter respostas. Dessa forma, o tempo gasto na revisão das respostas ou o risco de obter uma que não seja relevante ao paciente e seu respectivo quadro médico-hospitalar são reduzidos. Formular a pergunta de forma correta pode ser ainda mais importante do que acertar no diagnóstico resposta.

Uma dica recomendada para formular a pergunta é utilizar um modelo de quatro elementos a serem considerados: Paciente, Intervenção, Comparação e Resultado.

2) Procurar por evidências científicas

A busca por evidências não é etapa complexa, uma vez que são requisitadas pesquisas e análises de artigos publicados, com relatos de casos e estudos observacionais, em que um grupo é analisado para reunir maiores informações sobre uma determinada patologia ou medicamento. Existem ainda artigos que reúnem mais de um estudo acerca de determinado tema, aumentando a precisão nos resultados.

Para encontrar evidências, existem bancos de dados que contém diversos relatos de casos e estudos. Além disso, bibliotecários podem ser úteis na facilitação da busca pelas evidências.

3) Avaliar por evidências

Nesta fase, é hora de avaliar a credibilidade e a adequação das evidências descobertas e filtrá-las de acordo com as necessidades individuais do paciente para tomar uma decisão clínica.

Uma técnica utilizada para identificar se um estudo é útil para a pesquisa em questão é realizar três perguntas: 1) O estudo é válido? 2) Quais resultados foram obtidos com o estudo? 3) Esses resultados auxiliarão no cuidado clínico do meu paciente?

Ao realizar e refletir acerca desses questionamentos, será mais fácil determinar se deverá ou não aplicar a evidência ao caso do paciente em questão.

4) Aplicar as evidências na prática

Este é o momento de aplicar as evidências na prática clínica, relacionando-as com as necessidades observadas de forma individualizada e específica. Assim, será possível tomar uma decisão embasada e mais precisa sobre qual procedimento/tratamento seguir.

Confira no Cognys alguns artigos sobre Medicina Baseada em Evidências que exemplificam o passo-a-passo acima descrito.

Solução para implementação da MBE

Durante a corrida rotina médico-hospitalar, a equipe médica deve tomar decisões clínicas preocupando-se com as especificações de cada paciente e com a precisão e eficácia de suas escolhas.

Considerando que o tempo para as tomadas de decisão variam de acordo com o quadro apresentado pelo paciente, bem como pelo grau de urgência e as ferramentas à disposição, o ideal é que todo o material de apoio esteja em um só local de fácil acesso e usabilidade.

Dessa forma, o JAMAevidence surge como uma ajuda aos tomadores de decisão, integrando as melhores evidências disponíveis e colocando à disposição guias para a consideração sistemática da validade e do uso das estatísticas e métodos, além de um acervo robusto com diversos conteúdos educacionais.

O portal também disponibiliza ferramentas — como glossário, calculadora e fichas de trabalho interativas — que otimizam o tempo e ajudam a aperfeiçoar a aplicação da Medicina Baseada em Evidências, seja no ensino e aprendizado, seja na prática clínica.

Se você tem interesse nos conteúdos e recursos sobre Medicina Baseada em Evidências ofertados pelo JAMAevidence, consulte sobre a disponibilidade junto à biblioteca ou setor responsável de sua instituição acadêmica. Caso queira saber mais sobre o JAMAevidence para a sua instituição, contate-nos pelo e-mail ou pelo WhatsApp.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.