Dot.lib

Mais de um milhão de franceses totalmente imunizados com um dos fármacos foram avaliados por 54 dias (imagem: iStock). Mais de um milhão de franceses totalmente imunizados com um dos fármacos foram avaliados por 54 dias (imagem: iStock).
JAMA: estudo compara eficácia entre vacinas da Janssen e da Pfizer contra a COVID-19
  • Notícia
  • COVID-19
  • 10/03/2022
  • JAMA, Pfizer, Janssen, DotLib, Vacinas, JAMA Network Open

Uma pesquisa publicada no JAMA Network Open na última quinta-feira (03) comparou a eficácia das vacinas da Janssen (Ad26.COV2.S) e da Pfizer (BNT162b2) contra a COVID-19. De acordo com os resultados, os imunizantes baseados em RNA mensageiro — como os da Pfizer — desencadeiam uma resposta imune maior. O estudo foi desenvolvido por pesquisadores do Seguro Nacional de Saúde da França, com informações do Sistema Nacional de Dados de Saúde do país.

Participaram da avaliação 689,2 mil pessoas vacinadas com a Janssen e 689,2 mil com a fórmula da Pfizer, todos com idade média de 65 anos. O acompanhamento dos voluntários iniciou a partir do 28º dia da imunização e durou aproximadamente 54 dias. Os dados mostraram que a proteção global de uma dose da vacina da Janssen é de 68% enquanto a da Pfizer é de 90%.

Os cientistas também observaram que indivíduos vacinados com a Ad26.COV2 tem 5,2 vezes mais chances de internação do que os inoculados com a com BNT162b2, o que fez os autores considerarem a importância de uma segunda dose do imunizante da Janssen. É possível que a proteção estimada dos fármacos seja diferente diante da variante Ômicron, já que a coleta dos dados para a pesquisa é anterior a 31 de agosto de 2021.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.