Dot.lib

Estudo sugeriu que a visão de mundo negativa causada pela doença psiquiátrica induz à busca por notícias que corroborem esse viés (Imagem: iStock). Estudo sugeriu que a visão de mundo negativa causada pela doença psiquiátrica induz à busca por notícias que corroborem esse viés (Imagem: iStock).
JAMA: depressão pode induzir consumo de fake news sobre vacinas contra a COVID-19
  • Notícia
  • COVID-19
  • 01/02/2022
  • Fake news, Vacina, Depressão, DotLib, JAMA Network Open

Ainda que a relação não esteja clara, pessoas com sintomas depressivos intensos tendem a acreditar mais nas chamadas fake news, especialmente sobre as vacinas contra a COVID-19. É o que sugere um estudo realizado com 15.464 voluntários norte-americanos e publicado recentemente no JAMA Network Open. Um dos métodos utilizados na pesquisa foi a exposição dos participantes às afirmações suspeitas relacionadas aos imunizantes, sobre as quais deveriam responder com uma das seguintes opções: “precisas” (a afirmação é verdadeira), “imprecisa” (a afirmação não é verdadeira) ou “não tem certeza”.

Entre as declarações apresentadas estavam “as vacinas para a COVID-19 podem alterar o DNA das pessoas” ou “as vacinas de COVID-19 contêm microchips que podem rastrear pessoas”. Periodicamente, os cientistas aplicaram um questionário de saúde do paciente composto por 9 itens com o objetivo de identificar os sintomas depressivos e sua intensidade. Os resultados mostraram que a probabilidade de uma pessoa depressiva cair em uma notícia falsa é 2,2 vezes maior do que em pessoas sem a doença psiquiátrica. Além disso, 50% dos entrevistados mostraram menos propensão a se vacinar e 2,7 vezes mais chances de relatar alguma resistência à vacina.

Após dois meses, os pesquisadores entrevistaram novamente apenas 2.809 dos voluntários e concluíram que aqueles que apresentaram depressão na pesquisa anterior têm tendência 2 vezes maior de endossar mais desinformação. Para o pesquisador Roy Perlis, um dos autores do estudo, a depressão aumenta a visão negativa do indivíduo, o que o tornaria suscetível às notícias que corroborem esse viés. “A depressão pode fazer com que as pessoas vejam o mundo como um lugar particularmente obscuro e perigoso. Pensamos que essas pessoas também podem ser mais suscetíveis a acreditar que as vacinas são perigosas, mesmo que não sejam”, afirma Perlis.

Link para a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.