Dot.lib

Saiba o que significa a sigla, que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo e é tendência de gestão e mercado de trabalho (imagem: iStock). Saiba o que significa a sigla, que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo e é tendência de gestão e mercado de trabalho (imagem: iStock).
ESG: do lucro à responsabilidade social e ambiental
  • Artigo
  • Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas
  • 24/06/2022
  • DotLib, ESG, Finanças, INFORMS, Mercado de trabalho, Negócios, Sustentabilidade

Há mais de uma década, o mundo corporativo — antes guiado basicamente por produtividade e consequente aumento nos lucros — passou a acolher e implantar valores como sustentabilidade e responsabilidade social. Essa nova perspectiva mudou a forma como as organizações se viam ou eram vistas pela sociedade e as tomadas de decisão passaram a considerar um perímetro maior do que somente os funcionários ou a localização geográfica dessas corporações.

Os prazos também mudaram: a partir do ESG, os investimentos passam a considerar um horizonte de décadas com resultados organizacionais, ambientais e sociais positivos e duradouros. Como é possível perceber, as tomadas de decisão baseadas neste conceito requerem uma visão holística dos líderes empresariais, uma vez que os impactos dessas escolhas serão sentidos em toda a sociedade.

Ainda que tudo isso pareça distante e restrito apenas às grandes corporações do mercado financeiro e tecnológico, o ESG tem atraído cada vez mais empresas de diversos tamanhos e setores, mostrando que esta pode ser uma tendência do mercado de trabalho e gestão corporativa que veio para ficar.

Para se ter uma ideia, a sexta edição da Pesquisa Global com Investidores Institucionais da consultoria internacional EY, realizada em 2021, mostra que 79% dos gestores e investidores entrevistados consideram os riscos e oportunidades do ESG como fatores importantes para suas negociações e 49% desistiriam de seus aportes financeiros em empresas que não tomam ações de adoção do ESG em sua cultura organizacional. Considerando o cenário, a Dot.Lib preparou este artigo que traz os conceitos básicos do ESG e sua importância para além dos aspectos financeiros.

História

Fachada do prédio da ONU

Fachada da Organização das Nações Unidas, onde o ESG nasceu (imagem: iStock).

Ainda que tudo isso pareça novo, a sigla e o conceito de ESG surgiram em 2004 no Principles for Responsible Investment (PRI), uma rede internacional de investidores ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do PRI era criar uma rede de apoio para auxiliar os investidores signatários na implementação de princípios de sustentabilidade tanto nas escolhas e gerenciamentos de seus investimentos quanto na gestão de suas propriedades, minimizando os respectivos riscos tanto dentro das corporações quanto na sociedade.

Em 2005, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, reuniu 20 investidores (entre corretores, financistas, empresários e demais expoentes do setor financeiro) de 12 países para discutir e definir esses princípios. O grupo foi apoiado especialistas da indústria de investimento, organizações intergovernamentais e sociedade civil e, em 2006, os PRI foram anunciados na Bolsa de Valores de Nova York.

A reunião resultou em um relatório intitulado “Who Cares Wins (“Ganha quem se importa”, em português) no qual a sigla ESG apareceu pela primeira vez. O documento considerou que a inclusão de valores ambientais, sociais e de governança nos debates e tomadas de decisão no mercado financeiro traria benefícios não só às corporações do setor, mas a toda sociedade.

O que é ESG?

Infográfico que ilustra o ciclo do ESG

Esquema ilustrativo sobre como funciona o ESG (imagem: iStock).

Em linhas gerais, o ESG é um conceito que nasce no mundo dos negócios e mostra quão sustentável é o investimento para além das questões econômicas. Cada letra da sigla representa os pilares para os quais as corporações devem mirar seus esforços.

E de environmental (“ambiental” ou “meio ambiente”): neste tópico, as empresas precisam se atentar aos impactos de suas ações no meio ambiente e como torná-las mais sustentáveis (ou menos prejudiciais). Mudanças climáticas, biodiversidade e gestão de resíduos se tornam temas fundamentais para as escolhas de investimentos.

     - Leia também: COP26: um resumo das pautas discutidas

S de social: este item tem efeitos internos e externos às empresas que aderem ao ESG, uma vez que tanto seus colaboradores quanto os chamados stakeholders (ou seja, toda a cadeia interna e externa de produção e consumo dessas empresas) passam a usufruir de seus benefícios. Esta parte do conceito se preocupa com temas que vão desde diversidade e engajamento dos funcionários, satisfação dos clientes e defesa do consumidor, proteção de dados, até direitos humanos, bem-estar animal e investimento e/ou doações em ações sociais realizadas por ONGs e outras instituições.

G de governance (ou “governança”): por último, esta parte tem efeitos internos às empresas que aderem ao ESG, uma vez que está intimamente ligada a uma gestão ética da organização. Os pontos a serem considerados neste item compreendem leis trabalhistas e remuneração, composição do conselho, aplicação de auditorias, e relações laborais e governamentais.

Desafios 

Homem fazendo cálculos em um papel e de frente para torres de moedas que sustentam uma muda de planta

Riscos e oportunidades do ESG são considerados antes do fechamento de um novo investimento (imagem: iStock).

Publicado na Analytics Magazine, especializada em pesquisa operacional e ciência gerencial, o artigo “Why Technology Companies Must Navigate Muddy Waters of ESG Requirements” (ou “Por que as empresas de tecnologia devem navegar pelas águas lamacentas dos requisitos ESG”) já mostra, desde o título, os desafios que as empresas de tecnologia enfrentam ao aderir às práticas de governança sustentável. Entre eles:

  1. Falta de métricas: uma vez que os objetivos do ESG estejam definidos, é necessário quantificar quão perto de atingi-los a empresa está e se de fato os valores embutidos neste conceito estão efetivamente sendo aplicados e devidamente registrados. De acordo com a Pesquisa Global com Investidores citada no início deste artigo, apenas 33% dos investidores acreditam que a qualidade dos relatórios ESG atuais é boa;

  2. Equilíbrio entre custos, retornos e sustentabilidade: ainda que o discurso do ESG soe bom e ético, sua prática ainda pode custar caro, o que torna a aplicabilidade deste conceito praticamente impraticável às médias e pequenas empresas;

  3. Inserção do ESG na cultura organizacional: é necessário que os stakeholders incorporem em suas respectivas áreas as boas-práticas ESG, a começar pela revisão de seus processos, de forma gradual, sem pressões e sem deixar de atender aos anseios dos investidores, gestores e cadeias de produção e consumo.

Sobre a INFORMS

Logo da editora Informs

Imagem: INFORMS / Dot.Lib

A Analytics Magazine faz parte do acervo da INFORMS, a maior associação profissional do mundo dedicada a promover as melhores práticas e os avanços em pesquisa operacional, ciência de gerenciamento e análise. Com o objetivo de melhorar os processos operacionais, a tomada de decisões e os resultados dentro das organizações, a Informs agrega e promove uma variedade de publicações, conferências, competições, comunidades de networking e serviços de desenvolvimento profissional altamente citados.

Se você ficou curioso para saber mais sobre ESG, sustentabilidade, finanças e outros conteúdos da Informs, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui.

     - Leia também: Disseminação da informação científica na era das mudanças climáticas

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.