Dot.lib

Conheça uma breve história da data e cinco indicações literárias para comemorá-la em grande estilo (Fonte: iStock). Conheça uma breve história da data e cinco indicações literárias para comemorá-la em grande estilo (Fonte: iStock).
Dia Nacional do Livro: confira 5 obras para abrir a mente
  • Artigo
  • Dotlib
  • 29/10/2021
  • Dia Nacional do Livro, Livros digitais, Companhia das Letras, Ebooks, DotLib

No dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro que, por sua vez, é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1810. Além de ter sido a primeira biblioteca do país, o local hospeda o maior acervo da América Latina e está entre as 10 maiores bibliotecas do mundo.

No entanto, a então colônia de Portugal teve seu primeiro livro editado em 1808: "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga. O feito só foi possível após a chegada da Família Real Portuguesa em terra brasilis no mesmo ano, quando Dom João VI fundou a Imprensa Régia.

Para comemorar essa data tão nobre e a chegada da nossa nova parceira, a Companhia das Letras, preparamos uma lista com sete livros digitais da Zahar — um dos selos da editora — para abrir sua mente e expandir seus conhecimentos. Confira a seguir:

1) “Mal Líquido: vivendo em um mundo sem alternativas”, de Zygmunt Bauman e Leonidas Donskis

 

SINOPSE: Sequência do aclamado “Cegueira Moral” (2013), este novo diálogo mapeia as formas de mal que assolam o mundo líquido moderno. Para Bauman e Donskis, há algo de novo sobre o mal no mundo contemporâneo. Ocultando-se na base da existência humana e em sua rotina diária, ele se tornou mais comum, mais insidioso e menos visível — e quer nos convencer de que não há alternativa à onda de alienação, desumanidade e individualismo narcisista corrente.

Os autores nos guiam por um terreno atual e movediço, onde o Mal líquido ameaça tirar da humanidade seus sonhos, seus projetos e sua capacidade de divergir exatamente quando mais precisamos de nossos laços humanos. Se antes o mal era personificado por Estados totalitários e brutais ou pela perda de sensibilidade em relação ao outro, agora ele se esconde nas teias produzidas diariamente pelo modo líquido moderno de comércio e interação.

Sobre Zygmunt Bauman

“As relações escorrem pelo vão dos dedos”. A frase, atribuída a Bauman, define o pensamento do sociólogo e filósofo polonês, crítico da sociedade de consumo. A partir da percepção de um mundo com relações menos profundas e duradouras, o escritor mundialmente aclamado produziu uma série de livros sobre o assunto: “Modernidade Líquida” (2006), “Amor Líquido” (2003), “Vida Líquida” (2005), “Medo Líquido” (2006) e “Tempos Líquidos” (2006).

Sobre Leonidas Donskis

Autor e editor de mais de 50 livros, Leonidas Donskis foi um proeminente filósofo lituano, que também atuou como historiador de ideias, analista social, comentarista político e professor de política.

No livro-póstumo “Mal Líquido”, Donskis continua o diálogo com Bauman — proposto anteriormente em “Cegueira Moral” — acerca das origens e efeitos da maldade que assola o mundo contemporâneo.

2) “Prisioneiros da Geografia: nosso mundo explicado em 12 mapas simples”, de Tim Marshall

 

SINOPSE: A geografia sempre moldou a nossa vida. O poder, as guerras, a política e o desenvolvimento social e humano, incluindo língua, comércio e religião, são delimitados por ela — e assim continua a ser, mesmo com os avanços tecnológicos.

Nesse livro, Tim Marshall explica a geopolítica global abrangendo heranças do passado, como a formação de nações; abordando as situações mais prementes que enfrentamos no presente, por exemplo os distúrbios na Ucrânia e o papel cada vez maior da China; e olhando para o futuro, em questões como a crescente competição no território ártico.

Ao analisar o clima e os mares, montanhas e rios, desertos e fronteiras, o autor oferece o contexto e ferramentas para que possamos entender de que forma as características físicas de um território influenciam os seus pontos fortes e os vulneráveis - e as decisões que seus governantes tomam.  

Sobre Tim Marshall

Jornalista e correspondente internacional, o britânico Tim Marshall começou a se interessar por geopolítica durante sua vasta experiência de reportagem na cobertura de conflitos, como os últimos levantes nos países árabes.

A partir dessa bagagem cultural, o comunicador escreveu sete livros, que abordam temas relacionados à cultura, relações exteriores, política, história e geografia.

3) “Édipo Rei”, de Sófocles

 

SINOPSE: Insultado por um homem embriagado que o chamou de filho adotivo, Édipo, herdeiro do trono de Corinto, se dirige a Delfos em busca de respostas sobre sua origem. Ao consultar o oráculo de Apolo, Édipo não tem uma resposta para sua pergunta. Mas o deus lhe faz uma revelação: um dia ele mataria o pai e se casaria com a própria mãe, tendo com ela filhos.

Tragédia emblemática, esta edição de Édipo rei conta com a consagrada tradução direta do grego de Mário da Gama Kury, que preservou a versificação original, enriquecida por uma apresentação esclarecedora da especialista em língua e literatura grega Adriane da Silva Duarte.

Sobre Sófocles

Nascido na Grécia Antiga, durante o apogeu da cultura helênica, Sófocles entrou para a história como um dos dramaturgos mais influentes da humanidade, com obras que retratam as tragédias humanas e destrincham o sofrimento por trás delas.

“Édipo Rei” uma das suas sete peças completas, é uma das mais importantes da literatura mundial e é a segunda parte da chamada trilogia tibetana, que inicia com “Antígona” e finaliza com “Édipo em Colono”.

4) “Elástico: como o pensamento flexível pode mudar nossas vidas”, de Leonard Mlodinow

 

SINOPSE: Em meio a um bombardeio de estímulos e informações proporcionados pelo mundo moderno em um ritmo alucinante, Leonard Mlodinow nos ensina a liberar uma capacidade natural indispensável para progredirmos nesta época: o pensamento flexível. O autor mostra, com inteligência e bom-humor, que todos tem essa habilidade: um estilo cognitivo, não linear, que nos leva a gerar e incorporar novas ideias.

Ao lançar mão de histórias e exemplos fascinantes, o autor desvenda o universo da neurociência e da psicologia de ponta para examinar de que forma o cérebro produz o pensamento flexível e quais os caminhos para aprimorá-lo.

Artistas brilhantes como os músicos Miles Davis e David Bowie, a escritora Mary Shelley e até mesmo os criadores do Pokémon Go foram capazes de explorar essa aptidão e acabaram fomentando mudanças de paradigma em nossa cultura. Nesta jornada mais que oportuna pela mente humana, veremos como pensar melhor para prosperarmos num mundo em que nossa capacidade de adaptação se tornou mais crucial que nunca.

Sobre Leonard Mlodinow

Além de físico teórico e autor de livros de divulgação científica, o norte-americano Mlodinow também é colunista do The New York Times e coautor do livro Brevíssima História do Tempo, com o ilustre físico Stephen Hawking.

A vida do escritor de “Elástico” faz jus ao nome do livro: Mlodinow é filho de um sobrevivente do Holocausto; estava no World Trade Center no momento do ataque terrorista em 11 de setembro 2002 e sobreviveu; já escreveu roteiros para séries, entre as quais figuram os sucessos MacGyver e Star Trek.

5) “O Fantástico Mundo dos Números”, de Ian Stewart

 

SINOPSE: Um livro para todos que amam os números, a matemática e para os que acham que não gostam. Provando mais uma vez que a matemática pode ser muito divertida, o aclamado professor Ian Stewart é o guia perfeito para nos apresentar aos números — seu desenvolvimento ao longo da história, principais características e aplicações.

Com estrutura simples e direta, cada capítulo enfoca um número, seguindo a ordem cronológica de sua aparição na humanidade. Dos mais comuns aos realmente complexos; do maior número primo conhecido ao menor infinito de todos, ficaremos maravilhados com as surpresas que eles nos revelam.

Sobre Ian Stewart

O britânico Ian Stewart é professor de matemática na Universidade de Warwick e, por meio de seus livros, tornou as ciências exatas algo atraente e acessível aos leitores. Uma de suas frases é a que melhor define seu pensamento e obra: "a ciência é a melhor defesa contra acreditar no que queremos".

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.