Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
5 vantagens dos recursos integrados ao prontuário eletrônico
  • Artigo
  • Tecnologia, Dotlib, Prontuário, Ciências da Saúde
  • 30/08/2019
  • segurança, prontuário eletrônico, decisões clínicas, Micromedex

Os prontuários eletrônicos do paciente (PEPs) representam uma grande revolução para hospitais e consultórios no apoio às decisões clínicas. Esses sistemas, que substituem antigos formulários em papel, foram projetados para tornar os dados dos pacientes mais precisos, acessíveis e garantir um atendimento mais seguro para os profissionais de saúde e pacientes. 

Segundo os dados da pesquisa realizada pela Accenture, o crescente uso de prontuários na versão digital reduziu o tempo de permanência dos brasileiros nos consultórios médicos e melhorou a qualidade nos serviços prestados. Além dos benefícios relacionados a otimização nas consultas, ferramentas de integração ao modelo digital podem tornar esse processo de apoio clínico ainda mais eficiente. Você quer saber como?

Dentre os recursos de maior destaque, temos as soluções da IBM® Micromedex®, uma das mais completas bases de dados do segmento. Neste post, separamos as principais vantagens de integrar essas ferramentas ao prontuário eletrônico. Veja:

1 - Melhoria no atendimento durante o fluxo de trabalho

Para facilitar a rotina diária de médicos, farmacêuticos e enfermeiros o sistema oferece suporte à decisão clínica com conteúdo baseado em evidências sobre medicamentos, doenças  e educação ao paciente. A integração do Micromedex InfoButton Acess ajuda os profissionais a tomarem decisões mais embasadas e precisas sem interromper o fluxo de trabalho. Todas as informações ficam acessíveis diretamente durante o atendimento, sem a necessidade de procurar depois. 

Além disso, o gerenciamento de problemas de saúde e às instruções aos pacientes ficam disponíveis em até 15 idiomas, inclusive em português e espanhol. Isso, auxilia na melhoria do serviço clínico quanto operacional. 

2 - Redução de erros de medicação

A integração do Micromedex Medication Advisory Screening possibilita automatizar a avaliação de interações medicamentosas. O sistema identifica proativamente essas combinações químicas, compatibilidades IV e erros de dosagens para os pacientes. Com acessos às medicações de forma mais rápida e precisa, permite oferecer um atendimento de qualidade a fim de reduzir os erros nas prescrições médicas. O clínico recebe ainda alerta antes que o medicamento seja dispensado para enfermagem. 

3 - Economia no tempo de pesquisa 

A pesquisa das interações medicamentosas de um paciente é realizada de forma mais rápida — em segundos — e o resultado pode ser aplicado em larga escala e não apenas para uma pessoa. Dessa maneira, ocorre um ganho de tempo e otimiza as atividades no dia a dia dos profissionais. E mais, as informações são atualizadas automaticamente sem a necessidade de inserção manual. Você conta ainda com  o sistema de classificação de visualização rápida do Micromedex para força de evidência, eficácia e de recomendação.

4 - Acesso aos dados confiáveis, incluindo revisões baseadas em evidências

O conteúdo usado nas soluções Micromedex® é amparado por um conselho editorial composto por profissionais de saúde especializados. Eles avaliam a literatura médica com revisões baseadas em evidências de medicamentos alternativos com bases em indicações clínicas. Ainda utilizam um processo editorial robusto, que é credenciado pelo National Institute for Health and Care Excellence (NICE).   

5 - Auxilia na segurança dos pacientes

A equipe médica encontra qualidade no conteúdo clínico da Micromedex, o que significa que as decisões clínicas são embasadas em referenciais confiáveis. Por exemplo, em casos mais específicos de interações medicamentosas, a solução fornece relatórios com informações totalmente atualizadas. Todo o conteúdo foi desenvolvido para conter informações clinicamente precisas, relevantes e consistentes para oferecer maior segurança aos pacientes.

Simplifique o processo de atendimento

Com a era digital, os progressos na área médica evoluem junto. As ferramentas de integração aos prontuários digitais se mostraram como um avanço na performance das equipes de saúde. Hospitais e consultórios já podem contar com um sistema que facilita as rotinas diárias, com acesso rápido às informações concisas, confiáveis e atualizadas. Agora, que você já conhece as vantagens dessas integrações, simplifique também a rotina dos seus profissionais.

Sobre IBM Micromedex

A IBM Micromedex atua há mais de 45 anos no mercado e é um dos maiores bancos de dados de referência online na área médica para suporte às decisões clínicas. Os recursos oferecidos visam facilitar a tomada de decisão com informações sobre medicamentos, gerenciamento de doenças e condições, toxicologia e medicina alternativa. O suporte vai do auxílio na confirmação de um diagnóstico até a avaliação de interações medicamentosas. 



Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.