Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
Wilhelm Maximilian Wundt: conheça o "pai" da psicologia moderna
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 13/11/2020
  • Wilhelm Maximilian Wundt, psicologia

De acordo com a etimologia, a psicologia está relacionada ao significado de dois elementos principais: Psique e Logos. O primeiro termo está associado a psique humana, ou seja, sua alma. Já a segunda palavra, significa “razão” ou “conhecimento”. Portanto, a psicologia pode ser definida como o estudo do comportamento humano e os processos mentais que sustentam esse comportamento.

Neste artigo, você vai conhecer a vida e a carreira de Wilhelm Maximilian Wundt, o nome que marcou a história da psicologia moderna e suas contribuições para revolucionar o estudo da psicologia no mundo.

“A tarefa da Psicologia fisiológica permanece a mesma na análise das ideias para investigar sensações: atuar como mediador entre as ciências vizinhas da fisiologia e Psicologia.”

Wilhelm Maximilian Wundt


Família 

O médico e psicólogo Wilhelm Maximilian Wundt nasceu no dia 16 de agosto de 1832, no distrito de Nackrau, na Alemanha. Por vir de uma família dotada intelectualmente, Wilhelm era constantemente colocado em dúvida quanto à perpetuação desse legado familiar.

Ainda na infância esse questionamento foi confirmado quando apresentou baixo rendimento escolar, sendo reprovado em seu primeiro ano do ginásio. Isso ocorreu por conta da sua dificuldade de se manter focado em matérias escolares, pois constantemente era distraído por devaneios. Um, em especial, era seu sonho de se tornar um escritor famoso.

A responsabilidade por sua vida estudantil foi transferida para as mãos de um assistente de seu pai, Fredrich Müller, por quem Wundt desenvolveu um grande laço afetivo e morou até completar 13 anos, quando retornou à casa de seus pais para completar o seus estudos formais.

Carreira

Após se formar nos estudos formais aos 19 anos, Wundt ingressou na faculdade de medicina em Tubinga. Logo depois, transferiu-se para a Universidade de Heidelberg, onde se aprofundou nos estudos de anatomia, física, química e fisiologia. Mais tarde, ao perceber que não tinha aptidão pela área da medicina, resolveu especializar-se em fisiologia. 

Em 1856, ele se tornou doutor em medicina pela Universidade de Heidelberg e, partir de treinamentos durante seu curso, professor de fisiologia. No ano seguinte, foi nomeado professor da disciplina pelo Instituto de Fisiologia de Heidelberg, onde se manteve lecionando até 1864.

Já em 1862, o até então fisiologista começou dar suas primeiras palestras sobre a área da psicologia, onde mais tarde começaria a despertar sua atenção para o tema e o levaria a lecionar como professor associado de psicologia médica e antropologia no ano de 1864. Neste o período, a psicologia ainda era uma área associada e dependente da fisiologia, pois ainda não apresentava métodos de estudos próprios.

Por apresentar fascinação pela psicologia e sua particularidade, Wundt publicou seu mais famoso trabalho que consistia na união entre fisiologia e a psicologia, chamado de Grundzüge der physiologischen Psychologie. Após essa  publicação, voltou-se para o ensino de filosofia indutiva na Universidade de Zurique e, após um ano, em Leipzig.

Em Leipzig, o fisiologista abriu o primeiro laboratório de psicologia como uma área dissociada da fisiologia, chamado de Instituto de Psicologia Experimental. A implementação do laboratório chamou atenção de universitários, que se voltaram para o estudo da psicologia como parte experimental, através de seus direcionamentos.

Legado

• Em 1879, Wilhelm criou o primeiro laboratório voltado ao estudo da psicologia experimental na Universidade de Leipzig, onde lecionou o primeiro curso de psicologia criativa. 

• Foi pioneiro na escrita sobre psicologia, quando publicou o seu primeiro livro sobre o tema, chamado “Princípios de Psicologia Fisiológica” (Wundt, 1873-4). A obra faz uma cisão entre  a psicologia, a filosofia e a fisiologia. O pioneirismo rendeu a ele o título de “psicólogo”.

• Wilhelm concentrou seus estudos laboratoriais na experiência consciente do indivíduo, dando enfoque aos campos de sensação e percepção. Para ganhar informações sobre os processos básicos da experiência consciente, ele utilizava a técnica da introspecção. Essa técnica permite que um indivíduo analise seus estados mentais com consciência.

• Entre as principais obras produzidas pelo psicólogo, estão:- Principles of Physiological Psychology (1893);
     - An Introduction To Psychology (1912);
     - Elements of Folk Psychology (1863);
     - Lectures on human and animal psychology (1863);
     - Outhines of psychology (1897);
     - The language of gestures;
     - Principles of psychology;
     - Ethics: the facts of moral live;
     - The principles of morality and the Departments of the moral live;
     - Ethics: on investigation of the facts and lows of the moral live.

Wilhelm Maximilian Wundt faleceu aos 88 anos, em 31 de agosto de 1920, em Großbothen, na Alemanha, no mesmo ano em que sua autobiografia foi publicada. Porém, o seu legado se mantém até hoje. A construção do primeiro laboratório para psicologia abriu portas para o primeiro centro de formação de psicólogos do mundo, levando a abertura de novos laboratórios com base nos seus ensinamentos. 

American Psychological Association 

Você encontra mais informações sobre psicologia e com conteúdos atualizados para os profissionais da área  através da American Psychological Association (APA). A organização é líder na disseminação de conteúdos para pesquisas em psicologia e ciências comportamentais, além de ser a maior associação de psicólogos em todo o mundo.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.