Dot.lib

(Fonte: iStock) (Fonte: iStock)
Ter um ombro amigo pode melhorar a saúde cerebral, diz novo estudo JAMA
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 26/08/2021
  • Interação Social, Neurologia, Cérebro, DotLib, JAMA Network Open

Uma pesquisa publicada recentemente no periódico JAMA Network Open indica que uma boa companhia e conversas interessantes podem ter efeitos poderosos na saúde cerebral. Isso porque ambas estimulam resiliência cognitiva que fazem o cérebro ter um desempenho melhor do que o esperado em determinadas fases da vida. Ainda, podem prevenir o surgimento de complicações neurológicas decorrentes do envelhecimento ou enfermidades. Para a avaliação, foram coletados dados de 2.171 participantes de uma pesquisa anterior a esta, com idade média de 63 anos, que passam por acompanhamento há anos.

A medição da resiliência cognitiva consiste em avaliar os critérios de volume cerebral e padrão de cognição: volumes menores são associados a maior fragilidade das funções cognitivas. Os pesquisadores também conseguiram mapear os danos de interações sociais de baixa qualidade na faixa dos 40 a 50 anos. Os resultados mostraram que os voluntários que não tinham com quem dialogar ou mesmo desabafar eram neurologicamente quatro anos “mais velhos” do que aqueles que tinham amigos ou apenas boas companhias.

O professor de neurologia da Harvard Medical School (Estados Unidos) e coordenador do estudo, Joel Salinas, explica que a resiliência cognitiva é uma espécie de amortecedor para o envelhecimento do cérebro e que alguns tipos de atividades e interações sociais positivas podem atenuar os efeitos da idade. “As pessoas podem tomar providências, para si mesmas ou para entes queridos, a fim de aumentar as chances de diminuir o declínio cognitivo ou retardar o desenvolvimento dos sintomas do Alzheimer, o que é da maior importância uma vez que não há cura para a doença”, afirma o pesquisador.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.