Sistema cardiovascular: os efeitos gerados pela COVID-19
As pessoas com doenças cardíacas fazem parte de um dos grupos mais suscetíveis para o desenvolvimento da versão mais grave de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo um relatório recente do Colégio Americano de Cardiologia, os percentuais de mortalidade naqueles que possuem alguma comorbidade são mais altos que a média da população. Nos cardíacos, a taxa de letalidade pode alcançar 10,5%, enquanto a média geral está em torno de 3,5%.
Um estudo publicado no periódico JAMA colabora também com essa perspectiva – a existência de um risco mais elevado para aqueles nessas condições em casos de infecção pelo novo coronavírus. Para pesquisa foram analisadas 416 pessoas com SARS-CoV-2, em Wuhan, China, sendo 82 delas portadoras de problemas vasculares e cardíacos (19,7%) e 334 (80,3%) não apresentavam esse perfil. Entre os cardíacos, 58% desenvolveram a forma mais grave da doença, sendo que mais da metade morreu.
Diante desses números alarmantes, surgem algumas perguntas: “Quais são os efeitos do SARS-CoV-2 no sistema cardiovascular?” ou “Quais são os principais cuidados que os cardiologistas precisam adotar para tratar desses pacientes?” Essas e outras dúvidas foram abordadas pelos especialistas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Assista abaixo o vídeo apresentado pelo presidente da SBC, Dr. Marcelo Queiroga, com informações que vão desde o contágio da infecção viral, período de incubação, as medidas preventivas e o impacto do novo coronavírus sobre o sistema cardiovascular. Além das recomendações para os cardiologistas em pacientes com problemas no coração.
A SBC está realizando uma série de ações para oferecer suporte aos cardiologistas, profissionais da área de saúde em geral e a sociedade, com o objetivo de colaborar com as autoridades sanitárias no combate ao patógeno. A instituição criou ainda um gabinete de crise para acompanhar o progresso no Brasil e se posicionar sobre os aspectos referentes à especialidade. As atualizações podem ser encontradas no site, através de uma página que reúne conteúdos voltados para pandemia em diversos formatos, como: webinars, podcasts e boletins com informações técnicas.
Caso tenha interesse em obter mais conteúdos especializados na área de cardiologia, acesse o JAMA Cardiology. Aproveite para acessar os recursos que as nossas editoras parceiras estão disponibilizando gratuitamente – que abordam diversos aspectos do vírus SARS-CoV-2 e a doença causada por ele – para apoiar os profissionais de saúde e a comunidade científica durante essa pandemia.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.