Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Sistema cardiovascular: os efeitos gerados pela COVID-19
  • Artigo
  • Dotlib, Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 08/04/2020
  • SBC, sistema cardiovascular, JAMA Cardiology, AMA

As pessoas com doenças cardíacas fazem parte de um dos grupos mais suscetíveis para o desenvolvimento da versão mais grave de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo um relatório recente do Colégio Americano de Cardiologia, os percentuais de mortalidade naqueles que possuem alguma comorbidade são mais altos que a média da população. Nos cardíacos, a taxa de letalidade pode alcançar 10,5%, enquanto a média geral está em torno de 3,5%.

Um estudo publicado no periódico JAMA colabora também com essa perspectiva a existência de um risco mais elevado para aqueles nessas condições em casos de infecção pelo novo coronavírus. Para pesquisa foram analisadas 416 pessoas com SARS-CoV-2, em Wuhan, China, sendo 82 delas portadoras de problemas vasculares e cardíacos (19,7%) e 334 (80,3%) não apresentavam esse perfil. Entre os cardíacos, 58% desenvolveram a forma mais grave da doença, sendo que mais da metade morreu.

Diante desses números alarmantes, surgem algumas perguntas: “Quais são os efeitos do SARS-CoV-2 no sistema cardiovascular?” ou  “Quais são os principais cuidados que os cardiologistas precisam adotar para tratar desses pacientes?” Essas e outras dúvidas foram abordadas pelos especialistas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). 

Assista abaixo o vídeo apresentado pelo presidente da SBC, Dr. Marcelo Queiroga, com informações que vão desde o contágio da infecção viral, período de incubação, as medidas preventivas e o impacto do novo coronavírus sobre o sistema cardiovascular. Além das recomendações para os cardiologistas em pacientes com problemas no coração. 

A SBC está realizando uma série de ações para oferecer suporte aos cardiologistas, profissionais da área de saúde em geral e a sociedade, com o objetivo de colaborar com as autoridades sanitárias no combate ao patógeno.  A instituição criou ainda um gabinete de crise para acompanhar o progresso no Brasil e se posicionar sobre os aspectos referentes à especialidade. As atualizações podem ser encontradas no site, através de uma página que reúne conteúdos voltados para pandemia em diversos formatos, como: webinars, podcasts e boletins com informações técnicas.

Caso tenha interesse em obter mais conteúdos especializados na área de cardiologia, acesse o JAMA Cardiology. Aproveite para acessar os recursos que as nossas editoras parceiras estão  disponibilizando gratuitamente – que abordam diversos aspectos do vírus SARS-CoV-2 e a doença causada por ele – para apoiar os profissionais de saúde e a comunidade científica durante essa pandemia. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.