Dot.lib

Problema tem maior incidência especialmente entre profissionais inexperientes; pesquisadores pedem cautela na interação homem-máquina (imagem: Canva). Problema tem maior incidência especialmente entre profissionais inexperientes; pesquisadores pedem cautela na interação homem-máquina (imagem: Canva).
RSNA: viés de IA pode prejudicar leitura precisa de mamografias por radiologistas
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Tecnologia
  • 04/05/2023
  • Câncer de mama, Diagnóstico, DotLib, Inteligência Artificial, Radiologia, RSNA, Mamografia

Cientistas de instituições na Alemanha e na Holanda pesquisaram como o viés de automação pode afetar os radiologistas em vários níveis de experiência ao ler mamografias auxiliadas por um sistema de Inteligência Artificial. Publicados na Radiology, uma revista científica da Radiological Society of North America (RSNA), os resultados mostram que o problema induzido por IA tende a ser maior em profissionais mais inexperientes. Para isso, os estudiosos selecionaram 27 radiologistas que leram 50 mamografias.

Em seguida, eles forneceram uma avaliação do sistema padrão de dados e relatórios de imagem da mama, o BI-RADS, assistida por um sistema de IA. As mamografias foram apresentadas em dois conjuntos aleatórios: o primeiro foi um conjunto de treinamento de 10 exames para os quais a IA sugeriu a categoria BI-RADS correta; o segundo continha categorias incorretas, supostamente sugeridas por IA, em 12 dos 40 exames. A pesquisa mostrou que os radiologistas inexperientes atribuíram o escore BI-RADS correto em quase 80% dos casos em que a IA sugeriu a categoria correta.

Quando supostamente a IA sugeriu a categoria errada, sua precisão caiu para menos de 20%. Já os radiologistas veteranos — aqueles com mais de 15 anos de experiência — viram sua precisão cair de 82% para 45,5% quando a IA teria sugerido a categoria incorreta. Para os cientistas, o estudo mostra que os efeitos da interação homem-máquina devem ser cuidadosamente considerados para garantir uma implantação segura e um diagnóstico preciso.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.