Dot.lib

Além dos diagnósticos mais certeiros e rápidos, a tecnologia também mostrou potencial para desafogar os sistemas de saúde (imagem: Canva). Além dos diagnósticos mais certeiros e rápidos, a tecnologia também mostrou potencial para desafogar os sistemas de saúde (imagem: Canva).
RSNA: Inteligência Artificial aumenta precisão na avaliação do risco de câncer de mama
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Tecnologia
  • 26/09/2023
  • Câncer de mama, Diagnóstico, DotLib, Inteligência Artificial, RSNA

Uma pesquisa pioneira publicado em agosto na Radiology — uma revista da Radiological Society of North America (RSNA) — revelou que a combinação de sistemas de inteligência artificial (IA) para a avaliação do risco de câncer de mama em curto e longo prazo pode revolucionar a detecção precoce da doença. Tradicionalmente, os programas de rastreio seguem abordagens únicas, mas o uso de modelos de deep learning (ou aprendizado profundo) baseados em mamografia se mostrou promissor ao aprimorar a precisão na avaliação de risco.

O estudo combinou uma ferramenta de diagnóstico de IA com um modelo de texturas de IA treinados separadamente. Em seguida, ambos foram combinados, resultando em uma avaliação de risco significativamente aprimorada. Além de melhorar a detecção de câncer de intervalo — ou seja, os tumores encontrados entre os exames de rotina — o modelo também identificou mulheres com alto risco de câncer de mama, oferecendo uma abordagem mais rápida e eficiente à triagem de câncer de mama. Estudos apontam que cerca de 1 em cada 10 mulheres desenvolve câncer de mama ao longo da vida.

No entanto, a IA está abrindo novas perspectivas ao detectar automaticamente cânceres de mama em mamografias e medir o risco de desenvolvimento futuro da doença. De acordo com o autor do estudo, Andreas D. Lauritzen, o estudo aponta para um futuro em que a IA poderá identificar o risco de câncer de mama a partir de uma única mamografia, eliminando a necessidade de vários testes e questionários extensos. O resultado será uma detecção mais precoce da doença, mas também aliviará a carga de trabalho nas clínicas de triagem, representando um avanço significativo na luta contra o câncer de mama.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.