RSNA: cientistas usam Inteligência Artificial para triagem de pacientes com dor no peito
Um artigo publicado na Radiology — um periódico da Radiological Society of North America (RSNA) — mostra que a Inteligência Artificial pode auxiliar na triagem de pacientes com dor aguda no peito. De acordo com a publicação, a tecnologia é baseada em deep learning (ou aprendizado profundo), treinada a partir de dados de mais de 23 mil pacientes para pesquisar imagens de raios-x e encontrar padrões associados a doenças.
Para testar a plataforma, foram utilizados prontuários eletrônicos de 5.750 pacientes entre 2005 e 2015 que deram entrada no hospital com síndrome de dor torácica aguda. As fichas incluíam uma radiografia de tórax e imagens cardiovasculares ou pulmonares adicionais, além dos testes de esforço. A partir desses exames, a IA pode identificar o risco de síndrome coronariana aguda em 30 dias, embolia pulmonar, dissecção aórtica ou risco de mortalidade por todas as causas.
“Analisando a radiografia de tórax inicial desses pacientes usando nosso modelo automatizado de aprendizado profundo, fomos capazes de fornecer previsões mais precisas sobre os resultados dos pacientes em comparação com um modelo que usa informações de idade, sexo, troponina ou d-dímero”, disse o principal autor do estudo, Márton Kolossváry, pesquisador em radiologia do Hospital Geral de Massachusetts em Boston, nos Estados Unidos.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.