Dot.lib

Os estudos de Marian Diamond quebraram o paradigma de que o cérebro era uma estrutura estática que não mudava (Fonte: BBC Brasil) Os estudos de Marian Diamond quebraram o paradigma de que o cérebro era uma estrutura estática que não mudava (Fonte: BBC Brasil)
Revolução na neurociência moderna, a extraordinária cientista que estudou o cérebro de Einstein
  • Ciências da Saúde
  • 02/08/2019
  • Marian Diamond, cerebro, neuroanatomia, neurociencia

Marian Diamond foi uma mulher à frente do tempo. Apaixonou-se pela neuroanatomia aos 15 anos, iniciando uma carreira brilhante, repleta de grandes contribuições ao estudo da neurociência.  

Uma das poucas pessoas privilegiadas por estudar fragmentos do cérebro de ninguém menos que Albert Einstein. O que se seguiu foi um ensaio de 2007 onde a neurocientista faz a seguinte uma reflexão sobre as células da glia (células que desempenham um papel de apoio para os neurônios e intervêm ativamente no processamento de informações): "o fato de que as células gliais aumentam com o enriquecimento levou-me à minha hipótese de que Albert Einstein poderia ter mais células gliais em seu córtex, especificamente nas áreas de associação esquerda e direita 9 e 39, em comparação com a área média cortical de outros 11 homens."

"Descobrimos que as quatro regiões tinham mais células gliais do que as dos outros homens, mas apenas (a área) esquerda 39, em termos estatísticos, tinha consideravelmente mais"

Além de uma neurocientista e professora reconhecida, a pesquisadora teve filhos e se dedicou a disseminação de informação sobre os benefícios de se estimular o cérebro das crianças e os direitos das mulheres no mercado de trabalho. 

Fonte: Estadão

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.