
Reposição hormonal aumenta risco de câncer de mama
Um novo estudo desenvolvido pelo Collaborative Group on Hormonal Factors in Breast Cancer, que inclui cientistas da Oxford University, na Inglaterra, indicou que a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) pode aumentar o risco de câncer de mama. A TRH geralmente é usada para reduzir sintomas da menopausa.
Os pesquisadores identificaram que o tratamento com a reposição hormonal pode ser continuado, desde que não ultrapasse o período de 4 anos, que é o quando a pesquisa mostra que a incidência de câncer de mama é menor. De acordo ainda com os resultados da pesquisa, o risco do câncer de mama permanecia alto mesmo depois de 10 anos do fim do tratamento. Além disso, a intensidade do risco está relacionada com o tempo que a mulher fez uso dos hormônios sintéticos.
Para as mulheres que precisam realizar a terapia de reposição hormonal e não querem enfrentar riscos de câncer, existem outros medicamentos no mercado com efeitos semelhantes aos das TRH que podem ser utilizadas como um substituto para combater sintomas da menopausa.
Você encontra mais informações sobre oncologia no periódico JAMA Oncology, da editora American Medical Association. Dedicado a pesquisas, opiniões e análises influentes e originais, o periódico é voltado para a busca pelo avanço da oncologia e o aprimoramento do cuidado de pacientes com câncer.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.