Qinsight: Eficiência nas Pesquisas sobre o SARS-CoV-2 com o Apoio da Inteligência Artificial
Em todo mundo, a corrida da pesquisa sobre o SARS-CoV-2, ou “novo coronavírus”, bateu recordes e fez história. Hoje, cada vez mais pessoas têm consciência de que a pesquisa não é um trabalho fácil, mas sim um processo lento, detalhado, minucioso e trabalhoso, que leva tempo para ser realizado e que requer extrema dedicação.
Quando há carência de conteúdo a respeito do objeto de pesquisa e quando o conteúdo que se tem é pouco profundo ou mesmo confuso, torna-se ainda mais difícil a obtenção de resultados, a escolha de caminhos e a tomada de decisões. Para que se tenha ideia: já se encontram 101 variantes de nome ao SARS-CoV-2 na literatura biomédica. Além do nome do vírus, o nome da doença também tem suas variantes: são 39 diferentes.
É extraordinário o trabalho feito pelos cientistas em tão pouco tempo no desenvolvimento de vacinas, dada toda a dificuldade de pesquisa acerca de um vírus novo. Foi e ainda é necessário enfrentar diversos obstáculos, como filtrar o que é relevante em meio a resultados duvidosos, lidar com informações discrepantes e se adaptar à variação constante de nomenclaturas.
Os dados mencionados foram obtidos do Qinsight, ferramenta da Quertle — representada pela Karger — que utiliza inteligência artificial e análise visual de textos de artigos científicos para fornecer insights pertinentes. Em poucos minutos e com apenas alguns cliques, a tecnologia de Qinsight gera resultados profundos, eficazes e de fácil visualização que só poderiam ser obtidos de outra maneira após semanas ou meses de pesquisa.
A investigação sobre o inimigo pandêmico se torna mais complexa à medida que novas cepas do coronavírus começam a surgir. Desafios como este reforçam o tanto que pesquisas atentas e rigorosas são necessárias — e tecnologias como as do Qinsight são cada vez mais fundamentais para apoiar os pesquisadores neste propósito.
Em parceria com a Karger, estamos oferecendo gratuitamente um acesso demonstrativo de 15 dias ao Qinsight para quem preencher este formulário até o dia 1º de junho de 2021. O acesso é total e dá oportunidade de conhecer a ferramenta na prática.
Queremos que tenha alguma ideia do que torna o Qinsight a ferramenta de busca mais aprofundada e rápida que temos disponível hoje. Vale a pena dar uma olhada.
Para facilitar, construímos esse infográfico:
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.