Dot.lib

Fonte: Karger/Dot.Lib Fonte: Karger/Dot.Lib
Qinsight: Eficiência nas Pesquisas sobre o SARS-CoV-2 com o Apoio da Inteligência Artificial
  • Artigo
  • COVID-19
  • 14/04/2021
  • Inteligência Artificial, SARS-CoV-2, COVID, Vacina, Tempo, Pesquisa, Pesquisas da COVID, Coronavírus

Em todo mundo, a corrida da pesquisa sobre o SARS-CoV-2, ou “novo coronavírus”, bateu recordes e fez história. Hoje, cada vez mais pessoas têm consciência de que a pesquisa não é um trabalho fácil, mas sim um processo lento, detalhado, minucioso e trabalhoso, que leva tempo para ser realizado e que requer extrema dedicação.

Quando há carência de conteúdo a respeito do objeto de pesquisa e quando o conteúdo que se tem é pouco profundo ou mesmo confuso, torna-se ainda mais difícil a obtenção de resultados, a escolha de caminhos e a tomada de decisões. Para que se tenha ideia: já se encontram 101 variantes de nome ao SARS-CoV-2 na literatura biomédica. Além do nome do vírus, o nome da doença também tem suas variantes: são 39 diferentes.

É extraordinário o trabalho feito pelos cientistas em tão pouco tempo no desenvolvimento de vacinas, dada toda a dificuldade de pesquisa acerca de um vírus novo. Foi e ainda é necessário enfrentar diversos obstáculos, como filtrar o que é relevante em meio a resultados duvidosos, lidar com informações discrepantes e se adaptar à variação constante de nomenclaturas.

Os dados mencionados foram obtidos do Qinsight, ferramenta da Quertle — representada pela Karger — que utiliza inteligência artificial e análise visual de textos de artigos científicos para fornecer insights pertinentes. Em poucos minutos e com apenas alguns cliques, a tecnologia de Qinsight gera resultados profundos, eficazes e de fácil visualização que só poderiam ser obtidos de outra maneira após semanas ou meses de pesquisa.

A investigação sobre o inimigo pandêmico se torna mais complexa à medida que novas cepas do coronavírus começam a surgir. Desafios como este reforçam o tanto que pesquisas atentas e rigorosas são necessárias — e tecnologias como as do Qinsight são cada vez mais fundamentais para apoiar os pesquisadores neste propósito.

Em parceria com a Karger, estamos oferecendo gratuitamente um acesso demonstrativo de 15 dias ao Qinsight para quem preencher este formulário até o dia 1º de junho de 2021. O acesso é total e dá oportunidade de conhecer a ferramenta na prática.

Queremos que tenha alguma ideia do que torna o Qinsight a ferramenta de busca mais aprofundada e rápida que temos disponível hoje. Vale a pena dar uma olhada.

Para facilitar, construímos esse infográfico:

Clique para fazer downdoad

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.