Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Prêmio Leroy P. Steele de Exposição de Matemática 2021: conheça os vencedores
  • Artigo
  • 11/12/2020
  • The Probabilistic Method, Leroy P. Steele Prize for Mathematical Exposition

Qual é a influência da matemática e de suas técnicas no dia a dia em diversas áreas de conhecimento?

A álgebra, aritmética, geometria, análise combinatória e probabilidade são algumas das inúmeras divisões que compõem a disciplina da matemática. O uso de contas e números está constantemente na rotina de diferentes campos, como na engenharia, medicina e até na mídia através da utilização de gráficos e porcentagens. 

Historicamente, a matemática conforme conhecemos foi desenvolvida pelos gregos, como o matemático Pitágoras de Samos, considerado o “Pai da Matemática”. Seu lema e da escola que fundou para debater sobre essa ciência era “tudo é número”. Ou seja, Pitágoras acreditava que os números e suas relações governavam o mundo. Além disso, a sua maior descoberta foi o “Teorema de Pitágoras“ — que é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo. 

De fato, a herança deixada pelos antigos foi essencial e, hoje, os matemáticos usam teoria matemática, técnicas computacionais, algoritmos para resolver problemas econômicos, científicos, de negócios, entre outros. A matemática ainda é a base sobre a qual muitas outras disciplinas acadêmicas são construídas, por isso vários profissionais de diferentes títulos continuam usando as suas técnicas.

Diante da importância desta ciência e sua usabilidade, anualmente, a American Mathematical Society concede o Prêmio Leroy P. Stelle de Exposição de Matemática (em inglês, Leroy P. Steele Prize for Mathematical Exposition) para um livro, pesquisa ou artigo de pesquisa expositivo na área da matemática. O trabalho premiado de 2021 já foi anunciado pela AMS, no início de dezembro, e o valor da honraria é de US $5.000. A seguir, conheça o livro vencedor e os seus autores. 

Livro “The Probabilistic Method”  

O Prêmio Leroy P. Stelle de Exposição de Matemática 2021 foi concedido ao livro “The Probabilitic Method” (O método Probabilístico), publicado pela Wiley & Sons Inc. em 1992. A obra, escrita por Noga Alon e Joel H. Spencer, tornou-se uma referência para iniciantes e pesquisadores experientes combinatoristas que usam métodos probabilísticos, matemática discreta e teoria dos números.

Esta quarta edição reúne uma variedade de resultados e métodos vinculados a aplicações em teoria dos grafos, combinatória, teoria dos números e geometria. Os autores exploram ainda atualizações para refletir os desenvolvimentos e avanços mais recentes em matemática discreta e as conexões com outras áreas da matemática, ciência da computação teórica e física estatística. Além disso, abordam temas como o Lema Local, Seis Desvios Padrão resultam na Teoria da Discrepância, Propriedade B e limites de gráfico. 

Os vencedores

Noga Alon, de 64 anos, é um matemático israelense com reconhecimento nas áreas de combinatória e ciências da computação teórico, tendo publicado mais de 500 artigos de pesquisa sobre esses assuntos. Em 1974, se formou na Escola Hebraica Reali e recebeu o título de PhD em matemática na Universidade Hebraica de Jerusalém, em 1983.  

Atualmente, ele é professor de matemática na Universidade de Princeton e professor emérito de matemática e ciência da computação Baumritter na Universidade de Tel Aviv, Israel. O Dr. Alon ao longo da sua carreira já recebeu diversas honrarias por suas contribuições na área como: o Prêmio Pólya (2000), o Prêmio Gödel (2005) e o Prêmio Israel (2008). 

Joel H. Spencer é um matemático americano conhecido pela sua atuação com métodos probabilísticos em combinatória e na teoria de Ramsey. Em 1970, recebeu seu doutorado pela Universidade de Harvard e suas contribuições no campo da matemática são inúmeras.

Ele é o co-fundador e co-editor da revista Random Structures and Algorithms, escreveu mais de 200 artigos e é co-autor do livro Ramsey Theory, Second Edition (Teoria de Ramsey, 2ª edição), publicado pela Wiley.  Atualmente, Joel é professor Prata de Matemática e Ciência da Computação no Courant Institute, New York University, além de membro da AMS (2012) e da Society for Industrial and Applied Mathematics (2017).

“Estamos muito satisfeitos e honrados em receber o Prêmio Steele de Exposição Matemática. Já quando começamos a escrever a primeira edição do livro, havia um número substancial de aplicações impressionantes conhecidas do método probabilístico no estudo de problemas em matemática discreta, bem como em outras áreas, incluindo teoria da informação, teoria dos números, geometria e ciência da computação teórica. Três décadas depois, após quatro edições, agora está claro que o método é uma das ferramentas mais poderosas e amplamente utilizadas em combinatória e suas aplicações. Acreditamos e esperamos que nosso livro tenha contribuído para o sucesso e a popularidade do assunto.” 

Declaração dos autores Noga Alon e Joel H. Spencer sobre a premiação. 

 

Sobre a American Mathematical Society 

Encontre dados sobre a comunidade matemática, localize matemáticos e aprenda mais sobre financiamento, prêmios e oportunidades especiais para estudantes e profissionais. Esses são os principais compromissos da American Mathematical Society (AMS), associação considerada como a líder mundial no fornecimento de publicações especializadas em matemática avançada.

“Nosso objetivo é garantir que a AMS seja uma sociedade acolhedora para todos os matemáticos e que nos envolvemos totalmente no apoio a todos os membros de nossa comunidade.”

Jill Pipher (AMS Presidente)


A AMS, fundada em 1888, conecta a comunidade matemática global através de várias publicações, MathSciNet, reuniões e conferências, além de ser responsável por conceder premiações anuais a matemáticos. São diversas publicações editadas pela associação que fazem parte do portfólio da Dot.lib. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre os conteúdos, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.