Prêmio Leroy P. Steele de Exposição de Matemática 2021: conheça os vencedores
Qual é a influência da matemática e de suas técnicas no dia a dia em diversas áreas de conhecimento?
A álgebra, aritmética, geometria, análise combinatória e probabilidade são algumas das inúmeras divisões que compõem a disciplina da matemática. O uso de contas e números está constantemente na rotina de diferentes campos, como na engenharia, medicina e até na mídia através da utilização de gráficos e porcentagens.
Historicamente, a matemática conforme conhecemos foi desenvolvida pelos gregos, como o matemático Pitágoras de Samos, considerado o “Pai da Matemática”. Seu lema e da escola que fundou para debater sobre essa ciência era “tudo é número”. Ou seja, Pitágoras acreditava que os números e suas relações governavam o mundo. Além disso, a sua maior descoberta foi o “Teorema de Pitágoras“ — que é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo.
De fato, a herança deixada pelos antigos foi essencial e, hoje, os matemáticos usam teoria matemática, técnicas computacionais, algoritmos para resolver problemas econômicos, científicos, de negócios, entre outros. A matemática ainda é a base sobre a qual muitas outras disciplinas acadêmicas são construídas, por isso vários profissionais de diferentes títulos continuam usando as suas técnicas.
Diante da importância desta ciência e sua usabilidade, anualmente, a American Mathematical Society concede o Prêmio Leroy P. Stelle de Exposição de Matemática (em inglês, Leroy P. Steele Prize for Mathematical Exposition) para um livro, pesquisa ou artigo de pesquisa expositivo na área da matemática. O trabalho premiado de 2021 já foi anunciado pela AMS, no início de dezembro, e o valor da honraria é de US $5.000. A seguir, conheça o livro vencedor e os seus autores.
Livro “The Probabilistic Method”
O Prêmio Leroy P. Stelle de Exposição de Matemática 2021 foi concedido ao livro “The Probabilitic Method” (O método Probabilístico), publicado pela Wiley & Sons Inc. em 1992. A obra, escrita por Noga Alon e Joel H. Spencer, tornou-se uma referência para iniciantes e pesquisadores experientes combinatoristas que usam métodos probabilísticos, matemática discreta e teoria dos números.
Esta quarta edição reúne uma variedade de resultados e métodos vinculados a aplicações em teoria dos grafos, combinatória, teoria dos números e geometria. Os autores exploram ainda atualizações para refletir os desenvolvimentos e avanços mais recentes em matemática discreta e as conexões com outras áreas da matemática, ciência da computação teórica e física estatística. Além disso, abordam temas como o Lema Local, Seis Desvios Padrão resultam na Teoria da Discrepância, Propriedade B e limites de gráfico.
Os vencedores
Noga Alon, de 64 anos, é um matemático israelense com reconhecimento nas áreas de combinatória e ciências da computação teórico, tendo publicado mais de 500 artigos de pesquisa sobre esses assuntos. Em 1974, se formou na Escola Hebraica Reali e recebeu o título de PhD em matemática na Universidade Hebraica de Jerusalém, em 1983.
Atualmente, ele é professor de matemática na Universidade de Princeton e professor emérito de matemática e ciência da computação Baumritter na Universidade de Tel Aviv, Israel. O Dr. Alon ao longo da sua carreira já recebeu diversas honrarias por suas contribuições na área como: o Prêmio Pólya (2000), o Prêmio Gödel (2005) e o Prêmio Israel (2008).
Joel H. Spencer é um matemático americano conhecido pela sua atuação com métodos probabilísticos em combinatória e na teoria de Ramsey. Em 1970, recebeu seu doutorado pela Universidade de Harvard e suas contribuições no campo da matemática são inúmeras.
Ele é o co-fundador e co-editor da revista Random Structures and Algorithms, escreveu mais de 200 artigos e é co-autor do livro Ramsey Theory, Second Edition (Teoria de Ramsey, 2ª edição), publicado pela Wiley. Atualmente, Joel é professor Prata de Matemática e Ciência da Computação no Courant Institute, New York University, além de membro da AMS (2012) e da Society for Industrial and Applied Mathematics (2017).
Declaração dos autores Noga Alon e Joel H. Spencer sobre a premiação.
Sobre a American Mathematical Society
Encontre dados sobre a comunidade matemática, localize matemáticos e aprenda mais sobre financiamento, prêmios e oportunidades especiais para estudantes e profissionais. Esses são os principais compromissos da American Mathematical Society (AMS), associação considerada como a líder mundial no fornecimento de publicações especializadas em matemática avançada.
Jill Pipher (AMS Presidente)
A AMS, fundada em 1888, conecta a comunidade matemática global através de várias publicações, MathSciNet, reuniões e conferências, além de ser responsável por conceder premiações anuais a matemáticos. São diversas publicações editadas pela associação que fazem parte do portfólio da Dot.lib. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre os conteúdos, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.