Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
Poluição do ar pode alcançar à placenta, afirma pesquisa
  • Notícia
  • Dotlib, Notícias, Saúde Pública
  • 20/09/2019
  • partícula, placenta, poluição

Os cientistas da Universidade de Hasselt, na Bélgica, identificaram que a poluição do ar além de prejudicar os pulmões das grávidas pode alcançar também à placenta, embora o órgão tenha sido considerado uma barreira impenetrável. A pesquisa mostrou partículas negras emitidas pela queima de combustíveis em amostras de placentas.

Para realizar os testes, os pesquisadores utilizaram placentas de 28 mães que tinham acabado de dar à luz. Através de uma técnica inovadora, eles conseguiram rastrear as partículas de poluição de modo que pulsos ultracurtos de laser faziam o carbono negro brilhar com uma forte luz branca. Dessa forma foi possível medir essas partículas.

O autor da pesquisa, Tim Nawrot, explicou os avanços que serão desenvolvidos a partir desse resultado. “O próximo passo é avaliar em qual quantidade essas partículas de poluição podem causar danos à criança. Como os órgãos fetais estão em pleno desenvolvimento, pode haver, sim, riscos à saúde", ressaltou. 

Para obter mais conteúdos no campo da medicina neonatal, acesse o periódico Fetal & Neonatal, do BMJ Group. Essa revista eletrônica reúne as mais recentes pesquisas e análises na área perinatal e neonatal para o desenvolvimento contínuo do profissional de saúde.

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.