Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
Pesquisadores alertam que coronavírus pode desencadear ou agravar diabetes
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 23/06/2020
  • novo coronavírus, NEJM, diabetes

Uma equipe com 17 pesquisadores, membros do programa internacional “CoviDiab Registry”, publicou uma carta no periódico New England Journal of Medicine (NEJM) com um alerta que o novo coronavírus pode desencadear diabetes em pessoas saudáveis e agravar os quadros pré-existentes.  

De acordo com o documento, o diabetes está associado a um risco maior de desenvolver a COVID-19 em sua forma grave. Além disso, os cientistas identificaram um diabete desenvolvido recentemente em pacientes infectados pelo novo coronavírus e também complicações metabólicas graves decorrentes de uma versão pré-existente da doença - incluindo a cetoacidose diabética e a hiperglicemia hiperosmolar, que necessitam de doses excepcionalmente altas de insulinas.

"Não sabemos exatamente como a COVID-19 influencia o diabetes e, dado o curto período de contato humano com o novo coronavírus, ainda não está claro qual tipo ele pode exacerbar ou desencadear, e também não podemos excluir que possa até induzir uma nova forma de diabetes, e nem se a condição será reversível quando a infecção se resolver", afirmou Francesco Rubino, professor de cirurgia metabólica da Universidade King's College London, do Reino Unido, e pesquisador no programa.

Link da notícia completa, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.