Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
Pesquisadores acreditam ter descoberto forma de combater o resfriado comum
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Notícias
  • 18/09/2019
  • paralisia, resfriado, rinovírus

Os cientistas da Universidade Stanford e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificaram uma forma de combater o resfriado comum. No estudo, utilizaram a “terapia dirigida”, a técnica que consiste em tornar o corpo humano inóspito a organismos invasores. Dessa forma, se concentraram na análise de uma proteína fundamental dentro das células que os vírus precisam para se replicarem. Os testes foram realizados em camundongos geneticamente modificados que eram completamente incapazes de produzir essa proteína. 

Inicialmente, os pesquisadores realizaram experimentos com células humanas e depois usaram a edição genética para desativar as instruções dentro do DNA, uma por uma. Em seguida, essas células modificadas foram expostas a uma diversidade de vírus. Assim, observaram que os vírus testados não conseguiram se replicar dentro das células que tinham as instruções para a proteína, chamada metiltransferase SETD3, desativada.

A maior parte dos resfriados é causada pelos rinovírus, que possuem cerca de 160 tipos.  O professor-associado de Microbiologia e Imunologia da Universidade Stanford, Jan Carette, avaliou que essa descoberta foi fundamental para área da medicina. "Identificamos um componente fantástico de que todos os enterovírus e rinovírus precisam e dependem. Sem ele, os vírus realmente não têm chance. Este é realmente um bom primeiro passo - o segundo passo é ter um produto químico que imite essa exclusão genética. Acho que o desenvolvimento (do medicamento) pode ser relativamente rápido", explicou.

Para obter mais informações sobre o resfriado comum acesse o BMJ Best Practice. Os profissionais de saúde podem encontrar conteúdos completos e atualizados para o suporte às decisões clínicas como: os principais fatores de diagnósticos, fatores de risco, exames a serem considerados e muito mais. 

Link da notícia completa, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.