Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Pesquisa revela que uso de agrotóxicos sem orientação pode causar danos à saúde dos agricultores
  • Notícia
  • Notícias
  • 10/09/2019
  • "agrotóxicos, agricultores, saúde

Um estudo do pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP, Rafael Junqueira Buralli, ressaltou que a exposição aos agrotóxicos pode ocasionar problemas respiratórios, hormonais, reprodutivos e de alguns tipos de câncer aos pequenos agricultores. O relatório evidencia que a falta de orientação e assistência técnica ao uso dos pesticidas são as principais causas desses riscos à saúde. 

Segundo Buralli, os exames apontaram redução dos padrões respiratórios nos trabalhadores rurais em comparação a indivíduos não expostos a agrotóxicos. Foi observado que quanto maior a exposição pior foi a condição respiratória no participante, medição realizada pela presença de biomarcadores no sangue. “Sintomas como tosse, alergia nasal e dificuldade para respirar foram mais prevalentes durante o período da safra do que na entressafra, o que sugere um efeito agudo durante o período de maior exposição, avaliou.

Participaram do estudo 82 indivíduos da zona rural de São José de Ubá-RJ, por meio de questionários, análise de amostras de sangue e espirometria. Os dados mostram que apenas 22,9% dos trabalhadores receberam treinamento ou apoio técnico para manusear esses produtos. Além disso, a pesquisa ainda destaca que o nível de escolaridade dos agricultores é baixo. Há muitos casos de analfabetismo, consequentemente, eles dificilmente leem o rótulo e as instruções da embalagem das substâncias.  

Encontre na editora BMJ periódicos que abrangem diversas áreas de conhecimento voltados para saúde. Por exemplo, o Thorax é líder mundial em medicina respiratória. Suas publicações são compostas de pesquisas clínicas e experimentais sobre diversos temas como: asma, tabagismo, infecção respiratória, entre outras.

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.