
Pesquisa revela que sistema imunológico feminino responde melhor à Covid-19
Um estudo internacional apresentou os possíveis fatores que podem explicar a menor incidência de casos graves de COVID-19 entre as mulheres. Todas as conclusões sobre essa pesquisa, apoiada pela Fapesp, foram publicadas na versão preprint na plataforma medRxiv.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados genômicos disponíveis no repositório GEO Database (Gene Expression Omnibus). A partir do cruzamento dessas informações, eles concluíram que as mulheres de várias faixas etárias têm um perfil imunológico mais parecido ao de pacientes jovens, enquanto os homens se assemelham aos mais velhos.
Segundo o pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e coordenador do estudo, Otávio Cabral Marques, as mulheres conseguem responder melhor ao vírus uma vez que o sistema imune feminino ativa respostas de citocinas de forma bem intensa, porém, sem causar danos aos órgãos. Além disso, ao mesmo tempo, nas mulheres infectadas é reduzida a expressão de genes dos neutrófilos, que são células que podem causar dano tecidual, algo crítico na COVID-19.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.