
Pesquisa mostra a propagação da hepatite B pelo continente americano
Aproximadamente 257 milhões de pessoas são afligidas pelo vírus da hepatite B, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) mapearam o avanço e distribuição de um dos perfis genéticos do vírus da hepatite B pelo continente americano.
A pesquisadora do Laboratório de Virologia Molecular do IOC e coordenadora do estudo, Natalia Motta de Araujo, informa que: “Amplamente distribuído no planeta, o vírus da hepatite B é dividido em pelo menos dez genótipos, que são identificados por letras de A a J. Com distribuição geográfica distinta, esses perfis genéticos apresentam diferenças significativas na progressão da doença, resposta à terapia antiviral e desfechos clínicos”.
A interpretação dos resultados obtidos pelo sequenciamento do genoma do vírus realizado pela equipe, mostrou que o chamado genótipo D chegou às Américas através de migrações em massa originárias, principalmente, da Síria, Líbano, Índia e outros países da Europa Central e Oriental.
Uma das mais completas soluções digitais para o apoio às decisões clínicas é a BMJ Best Practice. A ferramenta conta com o perfil completo da doença, subtópicos como exames físicos, exames diagnósticos e tratamento. Além disso, aborda epidemiologia, etiologia, casos clínicos, prevenção, complicações, prognóstico, diretrizes, informação ao paciente e muito mais.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.