Dot.lib

Estudo JAMA analisou os principais fatores de risco para desenvolvimento do Alzheimer. (Foto: iStock) Estudo JAMA analisou os principais fatores de risco para desenvolvimento do Alzheimer. (Foto: iStock)
Os maiores fatores de risco associados a Doença de Alzheimer
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 13/01/2023
  • Alzheimer, Doença de Alzheimer, JAMA Neurology, Neurologia, JAMA

A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo marcado pela deterioração cognitiva e da memória. A doença, considerada sem cura até o momento, compromete severa e progressivamente a realização de atividades diárias, acompanhada de uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos, que incluem alterações comportamentais, perda de memória e  uma debilidade cognitiva grave.

No mundo inteiro, a Organização Mundial da Saúde estima que existam 55 milhões de pessoas vivendo com algum tipo de demência, sendo o Alzheimer a mais comum delas. Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, o número pode chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem cerca de 1,2 milhão de pessoas vivendo com alguma forma de demência, com 100 mil novos casos sendo diagnosticados todos os anos.

Diante deste cenário grave, com uma população cada vez mais envelhecida em todo o mundo, a ciência e a medicina trabalham para encontrar respostas à Doença de Alzheimer. Entre as principais perguntas que a ciência ainda não respondeu estão a causa da doença, qual a sua cura e de que maneira melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

O estudo

Um estudo recente, publicado na JAMA Neurology, analisou os riscos modificáveis mais associados com a Doença de Alzheimer e demais demências. Entre os principais fatores identificados na pesquisa estão a obesidade na meia idade, a falta de atividades físicas e a baixa escolaridade.

Segundo estudos anteriores, 1 a cada 3 casos de Alzheimer nos Estados Unidos estão associados a algum fator de risco modificável. Os mais comuns são inatividade física, depressão e tabagismo. Neste novo estudo, os pesquisadores tentaram entender se algum desses fatores foi modificado na última década e se eles podem variar de acordo com características como sexo ou raça e etnia.

Para realização deste estudo, os pesquisadores analisaram dados de 378.615 adultos maiores de 18 anos. O estudo foi feito no estilo análise de prevalência e utilizou dados da pesquisa US Behavioral Risk Factor Surveillance Survey, que teve abrangência nacional nos Estados Unidos e foi realizada entre janeiro e dezembro de 2018.

Ao todo, 8 fatores de risco, que foram traçados através de metanálise dos riscos relativos, foram considerados para o estudo: falta de atividades físicas, tabagismo, depressão, baixa escolaridade, diabetes, obesidade na meia idade, hipertensão na meia idade e perda de audição.

Resultados do estudo e principais fatores

Entre os 378.615 participantes analisados, 48,7% deles (171.161) eram homens e 21,1% (134.693) tinham 65 anos ou mais. Para efeitos de análise, os pesquisadores também ressaltam que as definições de raça e etnia foram dadas pela pesquisa e as respostas são baseadas em autodeclaração. Desta forma, entre os analisados o contingente de indígenas americanos e nativos do Alaska foi de 0,9%, 5,1% de asiáticos, 11,7% de negros e 16,0% de hispânicos de qualquer raça e 64,3% de brancos.

Um dos resultados do estudo indica que 36,9% dos casos de Alzheimer e outras demências detectados nos Estados Unidos estavam associados aos 8 fatores de risco levantados na pesquisa. O mais comum deles foi a obesidade da meia idade, com 17,7% dos casos associados a algum fator de risco. No mesmo contingente, aparecem a seguir a falta de atividades físicas (11,8%) e a baixa escolaridade (11,7%).

A pesquisa conclui que seus resultados sugerem que os fatores de risco associados à Doença de Alzheimer e outras demências relacionadas mudaram nos Estados Unidos na última década. Segundo os autores, os resultados podem contribuir para criação de estratégias mais eficazes de combate à doença, uma vez que pode ajudar a focar em campanhas voltadas aos grupos que possuem maior risco de desenvolver a condição.

JAMA Neurology

Reconhecida por seus valores de liderança, excelência, integridade e comportamento ético, a American Medical Association (AMA) representa há mais de 160 anos o que há de melhor na medicina praticada hoje nos Estados Unidos. A AMA conta com uma série de publicações de ponta em diversas especialidades médicas, entre elas a neurologia.

O Journal of American Medical Association (JAMA), é o periódico arbitrado de medicina geral de maior circulação no mundo. Publicado continuamente desde 1883, JAMA oferece aos leitores informação médico-científica essencial baseada em evidências e um fórum de discussão sobre o futuro da prática da medicina e da saúde pública.

Com uma seção própria voltada à Neurologia desde 1960, desde 2013, a JAMA publica mensalmente o JAMA Neurology,  um periódico científico revisado por pares que traz pesquisas relacionadas ao sistema nervoso bem como aos mais variados mecanismos de doenças neurológicas.

Para saber mais sobre JAMA, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.