Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
O que significa eficiência, eficácia e efetividade nas vacinas?
  • Artigo
  • Saúde Pública
  • 12/02/2021
  • Vacinas, Eficiência, Eficácia, Efetividade

Desde o início da pandemia de COVID-19 a vacina significava a maior esperança no combate à doença. No momento há vários imunizantes já aprovados pelos órgãos competentes e a vacinação já se iniciou em todo o mundo. Foi por conta desse movimento que algumas expressões como “ensaios clínicos”, “pesquisa clínica” e “ensaio duplo-cego”, até então reservados apenas para os pesquisadores e cientistas, foram ouvidos pelos quatro cantos do mundo. 

Neste contexto, termos específicos costumam ser utilizados em referência aos ensaios clínicos como eficácia, eficiência e efetividade. Eles são aplicados em processos que envolvem o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e tratamentos, principalmente em pesquisas clínicas, por se tratarem das etapas para garantir que sejam superiores aos já aprovados por uma agência de saúde. Mas você sabe a diferença entre essas três expressões? Abaixo vamos explicar o significado delas no cenário da produção de vacinas:

 

Eficácia

Eficácia refere-se a alcançar os resultados esperados, ou seja, aquilo que produz os efeitos esperados, que é eficaz. Para avaliar a eficácia de uma vacina, um estudo clínico controlado deve ser conduzido para analisar sua capacidade de prevenir doenças. Uma das formas de se medir a eficácia de uma vacina em teste é a aplicação de placebo em uma parte dos participantes e a substância em estudo em outra. Assim, em seguida, é realizada a comparação das taxas de proteção contra determinada vacina. Os estudos em fase II testam essa capacidade. 

 

Eficiência 

O conceito de eficiência está ligado ao custo-benefício e em contexto de imunizantes se refere ao que realmente ocorre após a vacinação em massa da população: diminuição nos casos de doenças, menos hospitalizações e quantas mortes foram evitadas. Isso vai depender de fatores como: o número de doses tomadas, o número de pessoas vacinadas em cada região, como é a cobertura vacinal e qual é a população-alvo.

 

Efetividade

A concepção de efetividade, por sua vez, está relacionada à eficiência, e apesar de serem tratados como sinônimos, não o são. Significa que os resultados alcançados têm relação aos benefícios ou mudanças geradas e são indícios de um imunizante efetivo. Ou seja, é a capacidade de produzir e manter um efeito, sendo ele positivo ou negativo. Normalmente, esse potencial é analisado na fase IV de testes. Nesta etapa, já houve a liberação pelos órgãos regulatórios e já está em uso por grande parcela da população e só nesse passo pode-se medir a efetividade da iniciativa.

 

Vacinas COVID-19

Ainda estamos em vias de uma cobertura vacinal suficiente para alcançar a chamada “imunidade de rebanho”, mas a estimativa para a vacinação no Brasil em massa só será atingida na metade de 2022, segundo a Economist Intelligence Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise da revista britânica The Economist.

Atualmente, essas são as vacinas mais usadas nas campanhas de vacinação ao redor do mundo:

 

NEJM Covid-19 Vaccine

O periódico The New England Journal of Medicine é uma das mais respeitadas publicações sobre medicina geral do mundo e durante a pandemia do novo coronavírus liberou o acesso para consulta aos conteúdos sobre a doença. Além disso, criou um centro de recursos sobre as vacinas COVID-19, incluindo perguntas frequentes, educação médica contínua, pesquisas publicadas e comentários.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.