O que é imunidade de rebanho?
A imunidade de rebanho ocorre quando uma porção significativa de uma população se torna imune a uma doença infecciosa, limitando sua propagação.
A disseminação da doença ocorre quando alguma parte da população é suscetível à doença. A imunidade de rebanho ocorre quando uma porção significativa da população se torna imune a uma doença infecciosa e o risco de transmissão de pessoa para pessoa diminui. Aqueles que não estão imunes são protegidos indiretamente porque a propagação contínua da doença é muito pequena.
A proporção de uma população que deve ser imune para atingir a imunidade coletiva varia de acordo com cada doença. Por exemplo, uma doença muito contagiosa, como o sarampo, requer que mais de 95% da população esteja imune para que seja possível interromper a transmissão sustentada da doença e, assim, atingir a imunidade coletiva.
Como a imunidade de rebanho é alcançada?
A imunidade de rebanho pode ser alcançada por infecção e recuperação ou por vacinação. A vacinação cria imunidade sem ter que, de fato, contrair a doença. A imunidade de rebanho também protege aqueles que não podem ser vacinados, como recém-nascidos e pessoas imunocomprometidas, porque a disseminação da doença na população é muito limitada. Comunidades com cobertura vacinal mais baixa podem ter surtos de doenças evitáveis por vacinas, porque a proporção de pessoas vacinadas está abaixo do limite necessário para atingir a imunidade de rebanho. Além disso, a proteção oferecida pelo imunizantes pode diminuir com o tempo, exigindo a repetição da vacinação.
Alcançar a imunidade coletiva por meio da infecção depende de um número suficiente de pessoas infectadas com a doença e que se recuperaram dela, quando desenvolverão anticorpos contra infecções futuras. Em algumas situações, mesmo que uma grande proporção de adultos tenha desenvolvido imunidade após uma infecção anterior, a doença ainda pode circular entre as crianças. Além disso, os anticorpos de uma infecção anterior podem fornecer proteção apenas por um período limitado.
Pessoas que não têm imunidade a uma doença ainda podem contrair uma doença infecciosa e até mesmo ter consequências graves, mesmo quando a imunidade de rebanho é muito alta. A imunidade do rebanho reduz o risco de contrair uma doença, mas não a impede que esta seja transmitida para pessoas não imunes.
Imunidade de rebanho e COVID-19
Ainda não existe uma vacina eficaz contra a doença causada pelo novo coronavírus, a COVID-19), embora várias estejam em desenvolvimento. Ainda não se sabe se ter essa doença confere imunidade a infecções futuras, nem por quanto tempo essa imunidade duraria. Uma grande proporção de pessoas provavelmente precisaria ser infectada e se recuperar para obter imunidade coletiva; no entanto, essa situação poderia sobrecarregar o sistema de saúde e levar a muitas mortes e complicações. Para prevenir a transmissão de doenças, mantenha distância entre você e outras pessoasa recomendação das autoridades de saúde é de manter o distanciamento social, lavelavar as mãos frequentemente com água e sabão ou desinfetante que contenha pelo menos 60% de álcool e use uma cobertura para o rostosempre usar máscara em espaços públicos onde seja difícil evitar o contato próximo com outras pessoas.
Fonte: Texto traduzido livremente a partir do artigo da editora JAMA - "What Is Herd Immunity?”
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.