Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
O que é imunidade de rebanho?
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 06/11/2020
  • Coronavirus, JAMA, Imunidade de rebanho

A imunidade de rebanho ocorre quando uma porção significativa de uma população se torna imune a uma doença infecciosa, limitando sua propagação.

A disseminação da doença ocorre quando alguma parte da população é suscetível à doença. A imunidade de rebanho ocorre quando uma porção significativa da população se torna imune a uma doença infecciosa e o risco de transmissão de pessoa para pessoa diminui. Aqueles que não estão imunes são protegidos indiretamente porque a propagação contínua da doença é muito pequena.

A proporção de uma população que deve ser imune para atingir a imunidade coletiva varia de acordo com cada doença. Por exemplo, uma doença muito contagiosa, como o sarampo, requer que mais de 95% da população esteja imune para que seja possível interromper a transmissão sustentada da doença e, assim, atingir a imunidade coletiva.

Como a imunidade de rebanho é alcançada?

A imunidade de rebanho pode ser alcançada por infecção e recuperação ou por vacinação. A vacinação cria imunidade sem ter que, de fato, contrair a doença. A imunidade de rebanho também protege aqueles que não podem ser vacinados, como recém-nascidos e pessoas imunocomprometidas, porque a disseminação da doença na população é muito limitada. Comunidades com cobertura vacinal mais baixa podem ter surtos de doenças evitáveis ​​por vacinas, porque a proporção de pessoas vacinadas está abaixo do limite necessário para atingir a imunidade de rebanho. Além disso, a proteção oferecida pelo imunizantes pode diminuir com o tempo, exigindo a repetição da vacinação.

Alcançar a imunidade coletiva por meio da infecção depende de um número suficiente de pessoas infectadas com a doença e que se recuperaram dela, quando desenvolverão anticorpos contra infecções futuras. Em algumas situações, mesmo que uma grande proporção de adultos tenha desenvolvido imunidade após uma infecção anterior, a doença ainda pode circular entre as crianças. Além disso, os anticorpos de uma infecção anterior podem fornecer proteção apenas por um período limitado. 

Pessoas que não têm imunidade a uma doença ainda podem contrair uma doença infecciosa e até mesmo ter consequências graves, mesmo quando a imunidade de rebanho é muito alta. A imunidade do rebanho reduz o risco de contrair uma doença, mas não a impede que esta seja transmitida para pessoas não imunes.

Imunidade de rebanho e COVID-19

Ainda não existe uma vacina eficaz contra a doença causada pelo novo coronavírus, a COVID-19), embora várias estejam em desenvolvimento. Ainda não se sabe se ter essa doença confere imunidade a infecções futuras, nem por quanto tempo essa imunidade duraria. Uma grande proporção de pessoas provavelmente precisaria ser infectada e se recuperar para obter imunidade coletiva; no entanto, essa situação poderia sobrecarregar o sistema de saúde e levar a muitas mortes e complicações. Para prevenir a transmissão de doenças, mantenha distância entre você e outras pessoasa recomendação das autoridades de saúde é de manter o distanciamento social, lavelavar as mãos frequentemente com água e sabão ou desinfetante que contenha pelo menos 60% de álcool e use uma cobertura para o rostosempre usar máscara  em espaços públicos onde seja difícil evitar o contato próximo com outras pessoas.

Fonte: Texto traduzido livremente a partir do artigo da editora JAMA - "What Is Herd Immunity?

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.