Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Neurônios periféricos estão relacionados ao autismo, diz pesquisa
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Notícias
  • 07/10/2019
  • autismo, neurônios, pesquisa

Um estudo desenvolvido por norte-americanos traz avanço sobre os comportamentos relacionados ao autismo. Os pesquisadores identificaram que mutações presentes em células nervosas localizadas fora da medula podem contribuir para sintomas característicos do transtorno, como a reatividade excessiva ao toque. 

Em testes realizados com ratos, os cientistas provocaram em neurônios somatossensoriais periféricos três mutações relacionadas ao autismo — Mecp2, Gabrb3 e Shank3. Então, detectaram prejuízos sociais e comportamentos semelhantes à ansiedade. Mas após retirar as mutações com intervenções genéticas os sintomas desapareceram.

De acordo com a pesquisadora da Universidade de Harvard e uma das autoras do estudo, Lauren Orefice, a descoberta da relação do autismo com o funcionamento anormal dos neurônios sensoriais foi surpreendente. “A importância dos neurônios periféricos para o processamento do toque é algo interessante, mas o comportamento geral dos ratos com as mutações condicionais foi algo mais notável, junto com as alterações vistas na ausência das mutações”, ressaltou.

As pesquisas sobre comportamentos e novas terapias relacionados ao autismo avançam a cada dia. Na BMJ Best Practice você encontra mais conteúdos atualizados sobre esse distúrbio como: os principais fatores de diagnósticos, fatores de riscos, exames a serem solicitados. Além de fornecer um resumo com informações gerais da doença. Vale a pena conferir.

Link da notícia completa, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.