Dot.lib

Tratamento com o BPal reduz efeitos colaterais sem alterações significativas no resultado (imagem: iStock). Tratamento com o BPal reduz efeitos colaterais sem alterações significativas no resultado (imagem: iStock).
NEJM: terapia contra tuberculose resistente mostra 91% de eficácia em estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Saúde Pública
  • 22/09/2022
  • DotLib, NEJM, Tratamento, Tuberculose

Uma nova terapia chamada de BPaL — uma combinação dos antibióticos bedaquilina, pretomanida e linezolida — apresentou alto desempenho contra a tuberculose resistente em ensaios clínicos realizados desde 2019, de acordo com um artigo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM). O coquetel obteve 91% de eficácia e redução significativa dos efeitos colaterais, até então um entrave para a continuidade do tratamento.

Os cientistas observaram que a dose utilizada de linezolida, substância ligada às consequências negativas da terapia, pode ser cortada pela metade, de 1.200 miligramas de linezolida por seis meses, com eficácia de 93%, para 600 mg no mesmo período (91%). O tratamento padrão, além de menos eficaz, envolve até 23 comprimidos por dia durante dois anos; já o BPaL consiste em apenas cinco comprimidos por dia por seis meses.

Os resultados são de um ensaio com 181 pacientes diagnosticados com tuberculose resistente na Rússia, África do Sul e Geórgia, países que concentram as maiores taxas da doença no mundo. Ainda que cerca de 5% dos casos de tuberculose sejam, de fato, resistentes aos medicamentos convencionais, a enfermidade é de difícil controle global e a terapia padrão dura, geralmente, seis meses.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.