Dot.lib

Atividades que envolvam o uso de combustíveis fósseis para geração de energia são as principais emissoras de gases e metais tóxicos no ar (Imagem: iStock). Atividades que envolvam o uso de combustíveis fósseis para geração de energia são as principais emissoras de gases e metais tóxicos no ar (Imagem: iStock).
NEJM: poluição atmosférica é um grave fator de risco para a saúde cardiovascular
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 09/12/2021
  • DotLib, New England Journal of Medicine, NEJM, Poluição do ar, Problemas cardiovasculares

Uma pesquisa recente publicada no periódico New England Journal of Medicine (NEJM) mostrou que a má qualidade do ar pode interferir na saúde cardiovascular. Os autores do estudo e pesquisadores do Instituto Schiller para Ciência e Sociedade Integradas e da Care Western Reserve University (EUA) definiram o termo poluição como “material indesejado liberado no meio ambiente pela atividade humana”.

Os pesquisadores usaram como base os dados do estudo “Global Burden of Disease que estimou que 9 milhões de pessoas em todo o mundo morreram direta ou indiretamente pela poluição atmosférica em 2019; 60% dos casos estavam associados a problemas cardiovasculares. Outro estudo realizado pela ONG Greenpeace mostrou que mais de 160 mil pessoas vieram à óbito pelo mesmo motivo em 2020, todas situadas nas cinco cidades mais populosas do planeta: Cidade do México, São Paulo, Nova York (EUA), Nova Dehli (Índia) e Xangai (China).

A queima de combustíveis fósseis para geração de energia — como as realizadas nas usinas termoelétricas e a combustão de derivados de petróleo em automóveis — é a atividade que mais emite dióxido de carbono (CO2) no ar. Em atividades industriais, outros gases e metais prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana são liberados, tais como óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, chumbo, mercúrio, arsênico e cádmio.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.