
NEJM: molnupiravir é eficaz contra complicações da COVID-19 em não vacinados
O molnupiravir se mostrou promissor no combate à COVID-19, segundo um estudo publicado na última quinta-feira (16) pelo New England Journal of Medicine (NEJM). O risco de hospitalização ou óbito pela doença em adultos que tomaram o medicamento caiu para 6,8%. Os testes foram realizados com 1.433 voluntários, entre os quais 716 receberam o antiviral produzido pela farmacêutica Merck e 717, um placebo.
O grupo de controle teve 9,7% de risco de desenvolver um agravamento da infecção e registrou nove mortes, enquanto o outro grupo registrou apenas um óbito. Já na avaliação dos efeitos colaterais na fase três do estudo, 30,4% dos voluntários que tomaram o medicamento relataram algum efeito colateral e o mesmo ocorreu em 33% dos que tomaram o placebo.
Os candidatos a participar do estudo possuíam ao menos um fator de risco para o desenvolvimento da COVID grave, mas somente os que estavam com quadros leves ou moderados foram escolhidos. Além disso, todos tomaram o medicamento cinco dias após os sintomas surgirem e não estavam vacinados. O molnupiravir insere erros no código genético da enzima responsável pela replicação do novo coronavírus, o que impede o aumento da carga viral e reduz as chances de complicações pela infecção.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.