Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
NEJM: coletânea dos artigos mais relevantes de 2020 - Parte 2
  • Artigo
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde
  • 29/01/2021
  • NEJM, artigos

No post “NEJM: coletânea de artigos mais relevantes de 2020 - Parte 1” apresentamos uma breve descrição de 7 artigos científicos importantes publicados no New England Journal of Medicine no ano passado. Nesta seleção, os estudos abordaram diversos assuntos, como câncer de mama metastático, câncer de próstata, COVID-19 e insuficiência cardíaca. Contudo, no geral, os temas referentes à pandemia do novo coronavírus tiveram maior predominância. 

A seguir, vamos relacionar mais 7 artigos desta coletânea do NEJM com informações valiosas para os profissionais de saúde e que tiveram grande impacto em 2020 . Todos os estudos, considerados importantes para a prática da medicina, foram selecionados pelos editores do periódico. Veja:

1 - Phase 3 Trial of RNAi Therapeutic Givosiran for Acute Intermittent Porphyria

DOI: 10.1056/NEJMoa1913147

Neste ensaio clínico de fase 3, os pesquisadores tiveram como objetivo verificar o uso do medicamento Givosiran no tratamento de porfiria aguda intermitente (AIP). Segundo a conclusão descrita no artigo, os pacientes que receberam Givosiran tiveram uma taxa consideravelmente menor de ataques da doença em comparação àqueles que tomaram o placebo. No entanto, o aumento da eficácia desse medicamento foi acompanhado por uma maior frequência de eventos adversos hepáticos e renais.

 

2 - Dexamethasone in Hospitalized Patients with Covid-19 — Preliminary Report

DOI: 10.1056/NEJMoa2021436

Em pacientes hospitalizados com COVID-19, os resultados preliminares demonstraram que o uso de Dexametasona resultou em menor mortalidade dentro de 28 dias entre aqueles que necessitaram de ventilação mecânica invasiva ou oxigênio isolado na randomização, mas não entre aqueles que não receberam suporte respiratório. 

 

3 - Efficacy of Selpercatinib in RET Fusion–Positive Non–Small-Cell Lung Cancer

DOI: 10.1056/NEJMoa2005653

Os pesquisadores mostraram a eficácia duradoura e significativa do Selpercatinibe, incluindo atividade intracraniana, principalmente com efeitos tóxicos de baixo grau em pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células (NSCLC) positivo para fusão RET que haviam recebido quimioterapia à base de platina e aqueles que não foram tratados anteriormente.

 

4 - Early Rhythm-Control Therapy in Patients with Atrial Fibrillation

DOI: 10.1056/NEJMoa2019422

O artigo descreve que o tratamento precoce de controle do ritmo em pacientes com fibrilação atrial (FA), diagnosticado há menos de 1 ano, foi associado a um risco menor de resultados cardiovasculares adversos, em comparação com a terapia padrão. O controle precoce do ritmo incluiu tratamento com drogas antiarrítmicas ou ablação da fibrilação atrial após a randomização. 

 

5 - Cardiovascular and Renal Outcomes with Empagliflozin in Heart Failure

DOI: 10.1056/NEJMoa2022190

Este estudo duplo-cego contou com a participação de 3.730 pacientes com insuficiência cardíaca classe II, III ou IV e uma fração de ejeção de 40% ou menos para receber Empagliflozina (10 mg uma vez ao dia) ou placebo, além da terapia recomendada. Os resultados apontaram que os pacientes que receberam o tratamento padrão para insuficiência cardíaca, aqueles no grupo da Empagliflozina tiveram um risco menor de morte cardiovascular ou hospitalização por insuficiência cardíaca do que aqueles no grupo do placebo, independentemente da presença ou ausência de diabetes.

 

6 - Safety and Efficacy of the BNT162b2 mRNA Covid-19 Vaccine

DOI: 10.1056/NEJMoa2034577

A vacina contra a COVID-19 foi um dos principais assuntos em debate na comunidade científica, médica e na população. Neste artigo, o objetivo era analisar a eficácia e segurança da vacina BNT162b2 mRNA, desenvolvida pela BioNTech e Pfizer. Ao administrar duas doses desse imunizante (30 mg por dose, administrado com 21 dias de intervalo) foi atestado a sua segurança contra a infecção e 95% eficaz entre pessoas acima de 16 anos.

 

7 - Efficacy and Safety of the mRNA-1273 SARS-CoV-2 Vaccine

DOI: 10.1056 / NEJMoa2035389

A vacina de mRNA-1273 é baseada em mRNA encapsulada em nanopartículas de lipídios que codifica a proteína de pico de comprimento total estabilizada pré-fusão do novo coronavírus. Neste ensaio clínico de fase 3, randomizado, cego para o observador e controlado por placebo, em 99 centros nos Estados Unidos. O artigo descreve que a vacina apresentou 94,1% de eficácia na prevenção da COVID-19, incluindo os casos mais graves. Além de reações locais transitórias e sistêmicas, nenhuma preocupação de segurança foi identificada.

Para ler os 14 artigos na íntegra, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.